💸 Renda Fixa
Você quer discutir sobre CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, RFs, Debêntures, RFs, LCs e tudo mais? Esse é o lugar!
-
- 7 respostas
- 342 visualizações
Uma dúvida que me surgiu hoje ao abrir o aplicativo para começar a me ambientar com o aplicativo foi que eu achei uma taxa de lci no mercado secundário pagando 105% do cdi com data de vencimento em 6 dias. Minha dúvida é: se eu investisse nele em 6 eu receberia o valor investido + 105% do cdi? E depois dos 6 dias eu teria que esperar os 90 dias pra ele ser resgatado?
Última resposta por Matheus P S, -
- 3 respostas
- 154 visualizações
Oi pessoal! Estava dando uma olhada em debêntures essa semana e me surgiu uma dúvida. É algo bobo, certamente... mas só pra ter certeza. Na plataforma do BTG essa debênture está me aparecendo hoje com rentabilidade IPCA + 9,49%. Mas quando procuro pelo ticker ASER12 na ANBIMA, ele traz como informação a rentabilidade IPCA + 8,4051%. Qual o motivo da diferença? É o mesmo racional de um CBD de mercado secundário, por exemplo? Obrigada!
Última resposta por Carlos Filho, -
- 3 respostas
- 346 visualizações
Se eu investir em tesouro selic que vence em 1 ano com rentabilidade de 10% isso significaria então que, todo dia meu montante aumentaria um pouco até que, ao final de 1 ano, eu tivesse 10% a mais do valor que coloquei inicialmente. É isso mesmo? Se depois de 6 meses que eu investi o copom se reunir e selic for para 20%, isso alteraria a rentabilidade diária do investimento que fiz?
Última resposta por Erick Ferreira, -
- 30 respostas
- 1.8k visualizações
Boa noite. Alguem poderia me ajudar com uma formula matematica para colocar no excell para o calculo da rentabilidade diaria a partir da selic anual. Se puder ser um sistema em que colocando a taxa selic em uma celula, o valor do investimento em outra e ele gera uma coluna com a rentabilide diaria do investimento. Desde ja agradeço.
Última resposta por Flavio Prado, -
- 5 respostas
- 648 visualizações
Bom dia a todos, Após assistir as aulas do módulo 3, fiquei com uma dúvida. A rentabilidade do tesouro pós fixado e a do tesouro IPCA+ é uma média dos valores dos índices ou a somatória desses valores no período? Obrigado.
- 2 respostas
- 139 visualizações
Na aula 6 do modulo 3, o Raul informa que em um cenário de hiperinflação o IPCA+ não é bom, pois o IR teria um desconto maior e que faria perder poder compra. Minha dúvida seria porque é correto afirma isso se o IPCA+ garante uma taxa além da inflação, então não perderia poder de compra. Sendo no caso de hiperinflação ou não, a taxa real que foi usada no título seria cumprida, e abateria os 15% do IR sobre ela também. (Eu sei que o IR é sobre a taxa nominal, mas se fizer o calculo vc já sabe quanto vai render com a taxa real, e saberia que o juros real seria abatido 15% do IR) Pela aula meu raciocínio está errado, mas queria entender porque estou errado.
Última resposta por João Barros#1434, -
- 2 respostas
- 338 visualizações
Nesse exemplo da scheenshot acima por que a LCA que: tem taxa de 94% CDI é equivalente a um CDB com 113,94% e LCA que tem 93% CDI é equivalente a um CDB com 116% do CDI? Podem me ajudar a entender?
Última resposta por Matheus Almeida#4756, -
- 2 respostas
- 220 visualizações
Boa tarde! Gostaria de calcular a rentabilidade média da minha carteira de renda fixa. Posso utilizar a calculadora de investimentos em renda fixa do Raul para saber a rentabilidade de cada título separadamente (pré-fixado, pós-fixado e IPCA) e ao final fazer a rentabilidade média de todos? Média aritmética mesmo É correto esse caminho? Entendo que as variações da Selic e inflação ao longo do tempo vão interferir. Mas posso seguir esse raciocínio?
- 4 respostas
- 320 visualizações
Pessoal, boa tarde! Tudo bem? Assisti a aula de Tesouro Selic, e acabei me encontrando com uma dúvida.. O titulo que comprei ''Tesouro Selic 2029'' amanheceu com uma rentabilidade negativa, até então entendi que é por conta da marcação a mercado que lá no final do titulo, a rentabilidade será positiva de qualquer forma.. Porém fiquei na duvida, com relação ao rendimento diário do titulo, vendo a Selic a 12,25% a.a, teria uma rentabilidade mensal de 1,02% ao mês, (sem levar em consideração o IR, apenas para facilitar o exemplo aqui..) isso não deveria refletir no rendimento diário e assim compensado a parte negativa por conta da marcação a mercado? ou…
Última resposta por Joao Victor Pereira, -
- 1 resposta
- 387 visualizações
Na aula 5, sobre Tesouro pré-fixado, o Raul disse que na maioria das vezes é recomendado resgatar o valor antes pois em algum momento ele deve chegar no valor que seria resgatado se esperasse até o final. E aqui eu tenho duas dúvidas: 1) Em algum momento é possível que o valor recebido no resgate antecipado ultrapasse o valor recebido no final do prazo? 2) Esse momento de resgate normalmente acontece faltando quanto tempo para o fim do investimento? Muito tempo para o fim, tipo dois anos, ou é mais próximo do fim mesmo, tipo 5 meses?
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 6 respostas
- 988 visualizações
Pessoal, dando uma olhada nos vídeos novamente, surgiu uma dúvida aqui... Percebi q a taxa de um pré-fixado, ipca+ ou mesmo pós (no caso, fazendo projeções), no vencimento do título, não eh a contratada, segundo a simulação da RICO usada na aula. Alguém pode me explicar pq? Talvez pq seja a rentabilidade líquida, tirando a taxa de custódia e IR, mas no caso das debêntures incentivadas q n teria desconto de ir? Aí, fiquei confusa tbm, pq no caso da rico ela dá essa simulação, mas em outros casos, preciso fazer na calculadora de juros compostos. Mesmo em debêntures isentas, no fim, n fica a parte pré fixada mais a projeção do ipca? Na aula 15, qnd Raul compa…
- 5 respostas
- 531 visualizações
Bom dia pessoal! Estou com algumas dúvidas sobre como calcular a rentabilidade real que pode ser obtida em um tesouro pré-fixado. Considerando um título de valor inicial R$761,91 e taxa de juros de 9,87% a.a em um período de 35 meses Dados do título: Valor Inicial = R$761,91 Taxa de Juros = 9,87% a.a Período = 35 meses Dessa forma teremos um total em juros de R$240,71 (passa um pouco dos R$1.000,00 pois acredito que o dado simulado não esteja contemplando alguns dias). A alíquota do IR é de 15%, sendo retido R$36,11. Logo, o montante final é de R$966,51. Para obter minha rentabilidade ao longo destes 35 meses, basta eu…
- 1 resposta
- 1.2k visualizações
Olá pessoal, o valor que é exibido no campo "Rentabilidade ao ano" é a rentabilidade real daquele investimento já descontando o IR?
- 12 respostas
- 932 visualizações
Olá Pessoal ! Tenho umas dúvidas bem simples, mas estou confundindo um pouco, se alguém puder me ajudar agradeço =) Segue a tabela abaixo da taxa Selic por mês, retirada no site da receita federal: Pergunta 1) Para saber a taxa Selic de 2022, é só somar todas as porcentagens de cada mês ? No caso seria de 11,73% ? Pergunta 2) Por exemplo: se eu comprasse um título a R$ 100,00 no início de 2022. E este título rendesse 100% da Selic. No final do ano, é correto afirmar então que eu teria R$ 111,73 em caixa ?
Última resposta por Leonardo Salles Binato, -
- 5 respostas
- 451 visualizações
Em 8 DE FEVEREIRO DE 2023 fiz uma compra do tesouro direto De lá para cá Já rendeu um pouco como nesse proximo screenshot Porém já faz alguns meses que nao vejo o valor aumentar e nao entendo o porquê... Como se nao estivesse rendendo ou se nao estivesse atualizando para mim... Algúem passa por isso ou saberia me explicar o porquê? E também pq que mostra dois valores?
Última resposta por Flavio Prado,