Antes de conhecer o Raul e a AUVP eu seguia algumas casas de análise e podemos imaginar onde a história vai dar.. Na época adquiri 4 fii's sendo um deles o HMSL. Estou fazendo a análise para avaliar se o ativo realmente tem algum fundamento e continuo aportando ou paro de investir nele.
Mesmo com as aulas ainda fica a insegurança de analisar um ativo, gostaria de algumas opiniões em relação a minha análise do que poderia me ajudar a decidir entre os ativos.
1.Começando pela análise de FII de shoppings, primeiro fiz uma análise quantitativa pegando fundos com DY>7%, liq. diária >1M, acima de 5 imóveis.
2. Basicamente dessa análise me restaram 4 fundos: VISC11 -> XPML11 -> HGBS11 -> HSML11 (pelos números o VISC11 seria o "mais adequado")
3. Olhando com mais cuidado
- Em relação aos dividendos, diria que o HSML11 e o HGBS11 possuem o pagamento de dividendos mais "estável, tirando o período da pandemia, com o HGBS11 pagando dividendos maiores
- Olhando para rentabilidade, HGBS11, é mais estável, não ouve uma grande valorização ao longo dos anos, os outros fundos apresentam um crescimento maior.
- Vacância física, todos possuem uma vacância <=5/6%
- Alavancagem, hoje o HSML11 tem uma alavancagem de 18%, tem caixa pra 2 anos, para pagamento de dívida, seria um ponto de alerta nesse ponto para verificar se essa alavancagem irá diminuir;
- HSML11, possui maior taxa entre os outros fundos, 1,05% + 20% de taxa de performance
- O HSML11, possui uma quantidade bem menor de shoppings, porém é dono ou tem uma grande participação dos shoppings.
- NOI dos shoppings do HSML11 é maior quando comparado aos outros ativos
- XPML11 possui um patrimônio líquido maior
Neste ponto, na minha cabeça eu iria excluir o VISC11 pela volatilidade um pouco maior dos dividendos e o HGBS11 por sua rentabilidade não ter aumentado tanto ao longo dos anos.
Na minha visão o XPML11 seria um dos melhores fundos, pela administradora ser bem conhecida, tem bons números, é mais diversificado, são shoppings bem renomados.
Pensando no HSML11 que eu já tenho em carteira, daria uma nota 7/10, comparando com o XPML11 talvez estaria levando uma desvantagem por estar pagando uma taxa mais alta, pelo valor do dividendo similar e também por um portifólio menor.
A minha análise chega a ter alguma coerência ou pareço perdida? kkkk ajuda ai
Outra pergunta, vi um vídeo onde disseram que o FII não é o mais ideal para aumento de capital pessoal, porque ele valoriza, mas não tanto quanto as empresas. Ultimamente não tenho aportado em FII na carteira pois tenho uma % maior ao que eu defini. Seria uma boa estratégia manter o HML11 na carteira, sem aportar, quando tiver alguma janela, vender com lucro e alocar em XPML11 posteriormente? Uma vez que o fundo me parece a melhor opção?
Se tiverem alguma sugestão de o que mais pode me ajudar a definir qual ativo seria melhor..
e parabéns pros guerreiros/as que leram o textão 👏