Aliel, existem diversas formas de investir o seu dinheiro, o método Scuttlebutt é apenas uma delas. Você pode focar muito mais em qualidade/indicadores básicos e certamente vai conseguir formular uma boa carteira. Nem todo mundo tem paciência para o Fisher, e por isso muitos vão optar pelo Graham ou até pelo John Bogle. Do meu lado, eu sempre gostei do Método Scuttlebutt porque passava horas e horas lendo relatórios de empresas e me aprofundando em cada detalhe. É o meu jeito de fazer as coisas.
O Scuttlebutt é mais do que só números; ele busca informações qualitativas, como o que funcionários, fornecedores, clientes e até ex-funcionários têm a dizer sobre a empresa. Com isso, você constrói uma visão muito mais rica e real do que a empresa representa e de como ela é vista no mercado. É um tipo de investigação que vai fundo e, por isso, eu curto o método.
Para facilitar pra vocês, estamos gravando aulas na Analítica com quase todas as empresas, e aos poucos vamos lançando essas aulas. Nelas, vamos nos aprofundar em boa parte do que o método exige.
Não pense que você precisa fazer isso em 2 semanas; o Scuttlebutt é uma jornada. Vá fazendo aos poucos. Até lá, você pode se posicionar mais em Renda Fixa, ETFs e em empresas que você já estudou o setor previamente. É um processo natural.
Sobre a ansiedade
Lembre-se que não é sobre ser rápido, é para a vida toda.
Não é inviável de forma alguma, eu e milhares de pessoas utilizamos algo bem próximo ao redor do mundo, é chato e cansativo.