Jump to content

Suélen Santiago Alves Da Silva

Ex-Aluno
  • Interações

    26
  • Entrou

  • Última visita

    Nunca

Conquistas de Suélen Santiago Alves Da Silva

Membro Bronze

Membro Bronze (3/11)

  • Colocou-se à diposição do capitão!
  • Seus tentáculos estão por toda parte!
  • Rápido no gatilho!

Badges recentes

50

Reputação

  1. Eu ainda não personalizei o meu diagrama completamente, mas uma das minhas anotações para inserir também é sobre a média do payout! Outro requisito é se a empresa teve lucro nos últimos 10 anos.
  2. Boa noite William Redig! Eu considero a minha carteira como uma só quando se trata de classes de ativos. Acredito que assim consigo ver claramente a minha estratégia de investimentos e diversificar adequadamente (renda fixa, renda variável, etc). Mas quando se trata de metas específicas, como viagem ou aquisição de algum objeto eu volto para o controle raiz: o excel... rs. De acordo com as metas e prazos estabelecidos eu controle os aportes feitos para aquele fim, até alcançar o valor determinado!
  3. Boa noite, Guilherme Vieira! Para facilitar comece separando os investimentos em pré-fixados e pós-fixados. São investimentos pré-fixados aqueles que tem a rentabilidade já acordada na contratação. (ex: 10\%a.a.) Você já sabe qual o valor final do investimento. E os tipos pós-fixados que são atrelados a algum indexador econômico. Neste caso a rentabilidade fica atrelada ao indicador especificado, acompanhando as variações deste durante o período do investimento. Você consegue fazer simulações para tentar aproximar da rentabilidade final do investimento pós-fixado, mas só saberá com certeza no final do período quando resgatar o investimento. No boletim Focus, tem uma projeção de taxas futuras da Selic, IPCA, porém não é possível prever o futuro, e quanto maior o horizonte de tempo, mais complicado.
  4. Olá, ariecilio coelho! O jeito mais fácil de encontrar essas informações é baixando o app *Habitação Caixa*. Nele você encontra os juros nominais e os juros efetivos do seu contrato. E através desse app também consegue fazer simulações de amortização (de qualquer valor) ou liquidação e descobrir qual a mais interessante para você no momento. E vai acompanhando a evolução do financiamento. No meu caso, o contrato tem juros bem baixos, e fazendo a simulação alugar x financiar, continua fazendo sentido o financiamento no final. E hoje o valor da prestação cabe sem muito esforço no meu orçamento. Mas estou amortizando para acelerar o crescimento real dos meus investimentos, pois enquanto se tem dívidas, não podemos considerar os rendimentos uma evolução real do patrimônio! Como ainda não consigo quitar o financiamento, também não deixo de investir! Pequenas quantias que já me trazem um grande conhecimento do funcionamento do mercado na prática. Enfim minhas metas são: 1. Montar a minha reserva de emergência. 2. Quitar o financiamento. 3. Aprender a investir. Divido o valor entre os três objetivos, proporcionalmente ao grau de importância que eu defini e aloco o capital nas três metas de forma simultânea. Este foi o jeito que eu encontrei de acordo com a minha realidade hoje, "Até que eu tenha condições melhores para fazer melhor ainda!" :)
  5. Oi, Silvia Jara! Eu também tenho um certo "receio" das moedas virtuais. Acabei de terminar o módulo e agora vi um pouco de significado! Comecei a sair da caverna! Como foi bem explicado pelo Raul, essas criptomoedas realmente ainda não foram testadas pelo tempo, mas até uns 20-30 anos atrás também ninguém imaginava a internet acessível, e hoje ela é praticamente essencial! Essas mudanças estão sendo cada vez mais rápidas! Precisamos nos atualizar constantemente! Não podemos simplesmente excluir essa possibilidade. É preciso conhecer, entender o funcionamento para que nossas desconfianças e receios possam ser confirmados ou simplesmente desmentidos! Só depois poderemos com propriedade aceitar ou rejeitar a ideia enquanto ainda não é uma realidade completa/concreta. Eu, particularmente, pretendo me expor conforme o meu entendimento sobre o assunto for sendo construído e amadurecido. Após o estudo do módulo, sei que ainda preciso aprofundar muito no assunto. Mas algumas dúvidas primárias já foram esclarecidas.
  6. Oi Yago Rangel Ramos ! No meu ponto de vista, também faz mais sentido investir desde hoje! Tesouro Selic na minha opinião serve apenas para objetivos de curto prazo em que nenhum outro título ou investimento me atenderia, e para a Reserva de Emergência (com as ressalvas que já fizemos em discussões anteriores), devido a liquidez. Até onde pude observar com o aumento da Selic, a taxinha pré-fixada do Tesouro IPCA+ também está subindo. E o preço do título caindo. Vejo como um bom momento para investir atualmente, (dependendo dos seus objetivos!) pois estou me protegendo da inflação para o horizonte de tempo estipulado para o vencimento do título, com mais uma taxa de rendimento "bacaninha". E no caso da questão de marcação à mercado vendo uma boa oportunidade de ganho no futuro, nada impede de especular com o título, caso contrário, mantém até o vencimento, sendo um investimento seguro/conservador, na parte de renda fixa da carteira. Acredito que o ponto de partida seja definir a estrutura de alocação da sua carteira! Partindo daí, buscando diversificação e analisando a segurança, liquidez e rentabilidade de cada investimento vai ter mais fundamentos para fazer seus aportes, com tranquilidade. Estamos aprendendo e no começo parece muito(!!!) complexo "ler" o mercado e saber a "hora certa de entrar" num determinado investimento. Mas a cada dia estudando e também nos expondo as variações do "Senhor Mercado" aprendemos um pouco mais sobre a dinâmica do mundo dos investimentos! A experiência vai nos trazendo mais "maturidade" e percepção! Eu, particularmente, estou fazendo aportes pequenos e diversificados, que me dão a chance de aprender, sem arriscar uma parte muito relevante do meu patrimônio.
  7. Olá! Eu sou a favor das lives durarem um tempo maior sim! Com tempo limitado talvez fiquem muitas dúvidas para trás e que seriam esclarecedoras para todos! Como as lives ficam gravadas, permite serem assistidas dentro da disponibilidade de tempo de cada pessoa, segundo sua realidade.
  8. Isso mesmo! A Reserva de Emergência não é considerada um investimento, eu entendo como uma segurança pessoal frente a adversidades que possam surgir! Deveria ser a prioridade de qualquer pessoa! Então, só depois que tiver essa "reserva de sobrevivência" formada é que passaria a investir! A Reserva de Emergência não se enquadraria assim em nenhuma categoria de investimento. Já a Reserva de Oportunidade, é um investimento sim, que tem objetivo de uso em ocasiões propícias que podem ajudar a aumentar os ganhos, aproveitando oportunidades que surgem no mercado.
  9. Em tese sim, Marcia Kazue Miyamoto Morizono quanto mais próximo de 1, melhor. Mas é você quem decide o valor aceitável para este indicador. Como você mesma disse, esse resultado pode sofrer influência de outros fatores: empresas de tecnologia, internet que já possuem patrimônio mais enxuto, podem ter esse valor maior. Outra situação também é quando o mercado espera um crescimento alto dessa empresa, esse indicador também aumenta, paga-se 5 vezes, 15 vezes o valor patrimonial da empresa! É preciso analisar cuidadosamente o setor, comparar com outra empresa e ver se faz sentido realmente (se há alguma justificativa) para apresentar esse P/VP maior.
  10. Oi, Marcia! Ainda não li o livro, só assisti as lives que o Raul fez um tempo atrás. Esse P/L de 15, representa o horizonte de tempo máximo (15 anos) que ele aceitava investir na empresa e esperar até "recuperar" o seu investimento. Fez sentido para mim, porque como ele investia em empresas consolidadas, o lucro não crescia muito, então se investisse em empresas com P/L muito acima demoraria muito para ter retorno desse investimento.
  11. Certo, Marcia Kazue Miyamoto Morizono! A alteração das taxas e preços é diária em todos os títulos do Tesouro Direto! Considerando o Tesouro Selic especificamente: O valor do título, ou seja O PREÇO, é atualizado diariamente pela SELIC! Observando o gráfico de preços e taxas no site do Tesouro, percebe-se a valorização contínua no preço! O que muda é a "velocidade" da sua valorização, se a SELIC está alta ele (o título) valoriza mais "rápido'. Se a SELIC está baixa, a valorização do título é mais 'devagar'. De forma geral, aumenta diariamente o preço do título, possui oscilações mínimas! Por isso que quando ocorre a venda antecipada do Tesouro SELIC, o valor ordinariamente vai ser positivo!!! Diferentemente dos outros títulos este não possui um valor "máximo" definido para o resgate. (Pré-fixado: R$ 1.000 no vencimento. e o IPCA+ : R$ 1.000 no vencimento (corrigidos pela inflação desde 15/07/2000) No caso da alteração DA TAXA também é diária, alterando em: SELIC OU SELIC + x \% (deságio) OU SELIC - x\% (ágio) Mesmos os títulos do Tesouro Selic "sofrem" marcação a mercado, porém como é sempre um valor muito pequeno ou nulo, na taxa de ágio ou deságio, não gera o mesmo potencial de ganho ou perda dos outros dois títulos (Tesouro IPCA+ ou Tesouro Pré-Fixado) em caso de venda antecipada. Espero que ajude, :)
  12. Olá, Roger! Todo investimento deve ser feito de acordo com a finalidade estabelecida por você para aquele dinheiro. A aplicação em Tesouro Selic é recomendada para cumprir basicamente uma das finalidades a seguir: 1) Para Reserva de Emergência 2) Para Reserva de Oportunidade 3) Quando ainda não se sabe onde vai investir (ou seja, a finalidade do recurso: aposentadoria, objetivo...) 4) Ou para objetivos de curto prazo. Em todas as situações você conta com a garantia da *segurança* dos títulos do tesouro, a *rentabilidade* ( acima da poupança, pelo menos), e a *liquidez* necessária para cumprir a finalidade proposta. Sendo assim o Tesouro Selic nestes casos, mesmo tendo uma rentabilidade real negativa (abaixo da inflação), atende adequadamente o objetivo estabelecido. Alta Liquidez, Alta Segurança, porém Baixa Rentabilidade. O Tesouro IPCA+ é indicado para cumprir objetivos de médio e longo prazo. Ex: Viagem para o exterior, Faculdade dos filhos, adquirir um carro, etc. Ele garante o seu poder de compra no futuro! Esse título atende uma finalidade bem diferente do Tesouro Selic. Portanto não se deve investir baseado apenas na rentabilidade. Espero que tenha te ajudado!
  13. Por nada! :) Ajustando esses valores de referência, consegui chegar em resultados bem próximos utilizando os dois simuladores! Inclusive no cálculo de Tesouro IPCA+ a parte da rentabilidade pré-fixada (do próprio título!) estava divergente.
  14. Olá, Diego! Sempre que fizer uma simulação pelo site do Tesouro Direto, na tela que traz o resultado tem uma opção: "Alterar os parâmetros". Verifique se os valores utilizados estão corretos. Por exemplo, a expectativa do IPCA hoje lá no simulador do Tesouro está de 4,26\% a.a. bem diferente da 9,68\% a.a. atual. A LCI/LCA lá está sendo calculada pagando 74\% do CDI a.a. ; CDB pagando 86\% CDI a.a.; Rentabilidade bem inferior a média das ofertas encontradas hoje. É um bom simulador, mas na configuração padrão traz resultados distorcidos. É preciso realizar os ajustes para retornar resultados mais próximos da realidade!
×
×
  • Criar novo...