Jump to content

Raul Tomaz Graczyk

Turma 29
  • Interações

    54
  • Entrou

  • Última visita

Sobre Raul Tomaz Graczyk

Visitantes recentes no perfil

277 visualizações de perfil

Conquistas de Raul Tomaz Graczyk

Membro Bronze

Membro Bronze (3/12)

  • Puxador de papo!
  • Deu a melhor resposta para uma dúvida!
  • Em busca do tesouro!
  • Estudioso implacável!
  • Descobridor implacável!

Badges recentes

92

Reputação

1

Respostas da comunidade

  1. Será que existe uma regra (legal) para eles ter colocado esse valor? Me parece meio pega-trouxa: "Vamos colocar a esse preço mais alto e tentar vender pros cotistas, o que não vendermos, ganhamos pelo menos ao preço de mercado, o que vender antes com preço mais alto é lucro." Vou ficar de olho nisso!
  2. Olá. Tenho alguns fundos imobiliários na carteira e já participei de algumas subscrições, porém essa semana encontrei algo que nunca havi visto, o preço de exercício está maior que o preço de mercado. O fundo em questão é o PVBI11, o preço de exercício esta em R$ 100,78 centavos enquanto o valor a mercado esta em R$ 96,38 (momento em que escrevo). Existe alguma proteção, para caso eu exerça meu direito, eu pague o valor mais barato? Caso eu esteja no momento de aportar nesse ativo, valeria mais apena comprar direto na bolsa a preço de mercado, certo? Outra questão, se for realmente isso, uma subscrição com valor maior que a mercado. Boa parte dessas ações não será comprada pela subscrição e o fundo terá que vender a mercado, certo? Neste caso, somente um investidor desavisado/desatento iria pagar um valor maior. Desde já agradeço os conselhos.
  3. A melhor rentabilidade que sei hoje e com liquidez diária, é o CDB escalonado do Banco Paulista. Começa em 112% CDI e vai até 116% CDI (2 anos). Vale lembrar que quando a rentabilidade aumenta, o risco aumenta também. Tem proteção do FGC, mas não serve para reserva de emergência.
  4. Olá Colega. Eu diria para você verificar a possibilidade de permuta com uma contrutora, em troca de alguns apartamentos. Mas pelo que entendi, você deseja uma casa para viver com seus filhos. Se for isso, a parte do financeiro já falamos, não vale a pena pagar juros. Na parte emocional não posso ajudar, a razão fala mais alto por aqui. kkkk Abraço.
  5. Olá. Estava procurando na internet e vi que alguns lugares falam que Dívida Líquida / EBITDA negativo é bom e outros dizem que á ruim. Até que encontrei uma explicação: -Dívida Líquida Positiva é ruim*; -Dívida Líquida Negativa é bom; -EBITDA Positivo é bom; -EBITDA Negativo é ruim; Na divisão tem a regra dos sinais: - e + = - + e - = - + e + = + - e - = + Então, olhar apenas se o resultado for positivo ou negativo não diz se é bom ou ruim, pois: - Se a Dívida Líquida for Positiva e o EBITDA for Negativo, o resultado será Negativo, mas isso não é bom, pois o EBITDA negativo está demonstrando a ineficiencia da empresa. - Se a Dívida Líquida for Negativa e o EBITDA for Negativo, o resultado será Positivo mas não necessáriamente será bom, pois a empresa tem dívidas*. * OBS.: Entendo que dívidas são importantes para alavancagem da empresa e olhar somente para este indicador isolado é errado, mas para explicação do que aprendi até funciona (em partes) dizer se é bom ou ruim. Faz sentido? Me corrijam se eu estiver errado por favor! Abraço.
  6. Olá. Eu sempre falo da mesma maneira, se a empresa é boa e o dividendo está saindo do caixa da empresa, quem tem melhores condições de fazer esse dinheiro multiplicar você ou essa empresa boa? Neste caso, se a empresa é lucrativo e não esta distribuindo dividendos, ela está reinvestindo esse lucro. Teoricamente a empresa irá crescer mais ainda. Por outro lado, se você já está na idade de começar a balancear sua carteira a fim de viver de renda, vale a pena começar a comprar mais de empresas que tem uma politica e histórico de distribuição dos lucros. Abraço.
  7. Olá @Caio César Duque Da Rosa, tudo bom? Como sua dúvida está relacionada a carteira de ações, neste primeiro momento eu recomendaria que você visitasse o modulo 4 novamente, pegue um caderno e anote as dicas do Raul. Ele da um foco grande para SETORES, ELIMINAÇÂO, INDICADORES e PIRAMIDE INVERTIDA. Outra coisa, não se prenda as ações mais faladas, acesse o site de investidor10 e faça a busca avançada para mostrar todas as ações da bolsa e depois comece os filtros. Eu estou fazendo assim e realmente nesse começo dá trabalho, mas depois vai ser só ser só manutenção da carteira e aportes. Talvez eu volte daqui um tempo nesse post falando como foi minha trajetória kkk. Abraço.
  8. Ola @Filipe Vanderlei Alencar, tudo bom? Primeiro parabéns pelo estudo, eu estou justamente montando minha carteira de FIIs hoje. Nossas perguntas estão bem parecidas. Vou pontuar algumas coisa: - Os itens 1 e 2, me parecem redundantes. Eu tenho uma pergunta só falando "O DY está maior ou igual a 7%aa nos ultimos 3 anos. No investidor10 da para mudar o filtro para anual e obter a informação bem facil. - Sobre vacância, eu havia colocado um limite de 5%, mas aumentei para 15%. Vi que algumas ocilações fazem um fundo bom perder ponto. Mas ainda estou aprendendo sobre isso. Tive muita dificuldade para encontrar essa informação, em alguns relatórios aparece como vacância e outros como taxa de ocupação, fica meio dificil no começo. - Sobre inadimplencia ou vacância financeira, sinceramente não consegui pegar o jeito para encontrar a informação. Quando o fundo é de tijolo, caso houver vacância fisica, considero que tem vacância financeira também. Já a inadimplencia, comum em fundos de papel, não aprendi como olhar ainda. - O item 9, eu coloquei um valor mínimo de patrimonio líquido. Coloquei ainda uma pergunta sobre de liquidez para o fundo e mais uma pergunta sobre quantidade de cotistas. Elas parecem meio redundantes, mas ocorrem algumas distorções. - O item 10, estou aprendendo ainda, mas estou tomando como base as informações do relatório gerencial, muitas vezes tem fotos e informações que podemos procurar quanto tempo o imovel existe. Para saber sobre manutenção, também é necessário garimpar as informações. - Sobre a região, eu só conheço aqui o sul, então do paraná para cima é complicado para eu analisar. Minha estratégia é de acordo com o setor do fundo, verificar se o endereço do imóvel faz sentido. Exemplo, se o imovel é industrial/logistica verifico de fica em uma rodovia estadual ou federal, ou bem próximo a elas. Se for um imovel comercial/shopping/lage corp. vejo no mapa se fica proximo ao centro/area populosa da cidade. Espero ter contribuido um pouco. Abraço.
  9. Se for usando adiantamento do saque aniversário, é possível até comprar drogas ilícitas com o FGTS! Vai de cada um. Cada ideia...kkkk
  10. Parabéns André, estou na mesma que você, todo patrimônio dos meus pais está imobilizado e o aluguel pelos meus cálculos não chega a 0,40% do valor do imovel. Perdi meu pai no final do ano passado então hoje penso em líquidar parte do patrimônio deles e investir em FIIs/Renda Fixa para dar uma renda e uma qualidade de vida melhor para minha mãe.
  11. Aqui estou firme e forte dentro das possibilidades. Fui diagnosticado essa semana com Hernia de disco, mas nem assim vou parar, caminhada quando não estiver chovendo e exercicios para lombar quando não puder ir pra rua. A partir do dia 25/02 esterei em alto mar sem acesso a internet, mas vou continuar a rotina diaria de exercicios e tirar umas fotos como evidência (para mim mesmo).
  12. Não fui eu quem criou o tópico, mas pelas respostas me surgiu uma dúvida. Estão falando que enquanto o rendimento estiver superior ao CET vale a pena investir ao invés de amortizar, porém não deveriamos tirar do rendimento do valor do imposto de renda? Digo isso pois lido com uma situação semelhante com o apartamento da minha esposa e nós meus cálculos estou considerando o rendimento líquido, mesmo que não esteja fazendo o resgate no momento. Complemento a sugestão do FGTS, recomendando analisar a viabilidade do saque aniversário, visto que todo ano, no mês do aniversário é possível sacar uma quantia do FGTS e usa-lo para investir ou amortizar e a cada 2 anos é possível amortizar com o saldo total do FGTS.
×
×
  • Criar novo...