Opa! Parabéns pela iniciativa mano! Se puder contribuir com algo, tudo na vida tem risco, uns maiores e outros menores. O ideal era vc arriscar tendo sua reserva, ainda mais tendo família para suportar financeiramente, pois todo negócio leva tempo para maturar até você conseguir tirar um valor dele.
No seu caso que já possui experiência de muitos anos, se está com planos de sair, vou na linha do que falaram aqui de ver se é possível vc conciliar sua atividade de hoje com a atividade que vc quer executar como uma renda extra primeiro. Ao invés de entrar direto na sociedade, veja se seu irmão não te pagaria como consultor ou se você não conseguiria algum outro trabalho nesse formato para fazer um extra e ter ao menos uma reserva (no caso de demissão, esse dinheiro pode ser usado para compor essa reserva também, então seria fazer conta pra vc ter mais tranquilidade no que for fazer).
No caso da sociedade em si, segue:
Valor a investir (o quanto ele quer pela porcentagem que ele deseja me vendar a parte da empresa): importante alinhar esse aporte financeiro já que vc não tem essa reserva. Se vc entrar com trabalho e conhecimento, às vezes é possível negociar um vesting e um aporte menor com algumas ressalvas.
Valor de reinvestimento na empresa (% por contrato fechado): Não sei se a empresa está começando ou ele já tem alguma tração então isso vai depender do estado da empresa.
Retiradas (salários): Depende tb do estágio da empresa, mas geralmente em empresas jovens, é melhor ter o caixa e não ter retirada. No caso, algo que vcs devem já considerar na formação do preço é o valor da hora do consultor seja ele vc, seja ele um terceiro, então até daria para ter essa remuneração, tratando vcs como colaboradores e tendo, mas lembra que o mais importante é manter a empresa saudável.
Contratos vigentes: Estimativa de receita e tentar entender se é possível escalar
Prospecção de futuros clientes: Ponto mais importante é ter novos clientes para escalar e liberar mais tempo pra vcs.
Debitos atuais: Entender o que vc responderia e o que não no período de vesting
Qualquer coisa, bora trocar ideia! Se puder ajudar, tmj!