Jump to content

Marcelo Ramos Amaral

Cliente IsaEx
  • Interações

    26
  • Entrou

  • Última visita

    Nunca

Conquistas de Marcelo Ramos Amaral

Membro Prata

Membro Prata (4/11)

  • Colocou-se à diposição do capitão!
  • Seus tentáculos estão por toda parte!
  • Rápido no gatilho!

Badges recentes

47

Reputação

  1. Guilherme Sérgio por definição entendo que possa existir marcação a mercado no Tesouro Selic, visto que pode existir ágio e deságio na compra, embora a variação seja normalmente muito pequena, tornando pouco relevante. Encontrei uma publicação do Tesouro Direto que pode lhe fornecer informações em detalhes. https://www.tesourodireto.com.br/data/files/91/60/D8/C9/73B2D610393A62D6894D49A8/Calculo_Rentabilidade_TesouroSelic.pdf
  2. Raul Sena, você a a sua equipe superam as expectativas mesmo, o curso é um sucesso! Os investidores também querem empreender, as raízes do diagrama do Cerrado precisam crescer. Esse módulo bônus, mesmo com duas aulas liberadas deram um gostinho de quero mais. Os sardinhas merecem a continuação. Grande abraço.
  3. Boa William Redig! Promoção é boa quando coincide com o que seria comprado. A melhor escolha é comprar ativos, na dúvida o passivo espera a vez dele.
  4. Oi Flavio Prado, Obrigado por compartilhar a sua interpretação. Talvez eu não me feito entender de maneira clara, mas a minha reserva de emergência é para as tomadas de decisão serem menos suscetíveis as emoções e não para usar com promoção, investimento ou compras. É justamente para eu escolher tais coisas de maneira tranquila, enquanto a reserva se mantém segura.
  5. Oi Cristiano Lessa, Geração de energia elétrica é parte do desenvolvimento econômico, atualmente balizado pela descarbonização e demais metas ambientais. Uma fonte confiável de informação no Brasil é a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). https://www.epe.gov.br/pt Para pesquisa internacional você pode acessar o site da Internacional Energy Agency (IEA) https://www.iea.org/ Espero que e lhe seja útil nos seus estudos. Abraço
  6. Tenho percebido ao longo do curso que a maneira como investimos está muito relacionada a maneira como vivemos e lidamos as situações do cotidiano. Está aí o tal do perfil do investidor, que nos ajuda a nos perceber nas tomadas de decisão e depois onde entra o fator emoção. Confesso que fico muito mais tranquilo para tomar decisões sabendo que a minha reserva de emergência está segura, seja para buscar uma promoção na companhia onde trabalho, para investir ou fazer uma compra. Pode não ser o caso dos colegas, mas o critério que entendo ser um bom indicador é se eu durmo tranquilo então está tudo certo.
  7. Oi pessoal! Este assunto é bem interessante e complexo, visto tantos fatores de causa e efeito. Entendo que o momento econômico somado a crise energética e pandemia - que apesar do avanço da vacinação ainda não está resolvido - crie um cenário caótico. Vamos aos fatos, como bem mencionou Flavio Prado, o governo injetou dinheiro na economia, consequentemente aumentou o consumo e a demanda por produtos. O Real segue desvalorizado frente ao dólar, causando aumento no preços dos importados e principalmente das commodities (o Brasil exporta agro [soja, milho, açúcar...] e minério de ferro), o produtor lucra mais exportando neste cenário. Vivemos um momento de estiagem nas regiões do centro-oeste, sudeste e sul, com forte impacto na produção agrícola, reduzindo a oferta de alimentos e de insumos para a fabricação de biocombustíveis, além disso redução da geração de energia elétrica por hidroelétricas e forçando o uso de termoelétricas, resultado, energia mais cara. No mundo o uso de combustíveis derivados do petróleo aumentou, queimamos mais gás natural, carvão, diesel e gasolina, portanto aumento de demanda enquanto a oferta está limitada ao refino, atividade que sofreu paralisações na ano de 2020 e ainda está se restabelecendo. Por fim temos uma estimativa divulgada hoje no Boletim Focus de terminar 2021 com inflação (IPCA) em 8,59\%, muito acima da meta de 3,75\%. Enquanto isso a arrecadação de impostos não para de crescer e a máquina pública continua mais cara.
  8. Oi Beatriz, Os juros compostos terão efeitos das duas maneiras. Quando a empresa distribui os dividendos o investidor pode reinvesti-los, aumentando o seu patrimônio em carteira. Quando a empresa reinveste os seus lucros esperamos que no longo prazo aumente o seu próprio valor de mercado.
  9. Enquanto os biocombustíveis de segunda geração estão em desenvolvimento teremos como alternativa os de primeira geração. É a ordem natural da vida, em constante evolução. Entendo que os combustíveis do futuro vão satisfazer as necessidades do transporte de maneira que novas alternativas e melhores sejam viabilizadas. Neste caso as empresas que oferecerem as soluções tecnológicas viáveis economicamente poderão competir.
  10. Vitor Menezes obrigado pela resposta! Explicação clara. Jéssica Mendes também tenho esta mesma dúvida. Pelo que entendi nas leituras até o momento poucas empresas divulgam valores investidos em Pesquisa e Desenvolvimento. No caso de divulgação, a qualidade da informação está muito relacionada ao nível de governança da empresa. Uma informação que pode ser útil é consultar se a empresa que estamos analisando está registrando patentes.
  11. Isso me fez lembrar as aulas de matemática na escola no ensino fundamental e médio. Minhas professoras eram excelentes na sua didática para ensinar as operações, mas sempre faltava a aplicação real. O que me leva a crer que normalmente aprendemos sem saber para que realmente servem aqueles conhecimentos todos. Sendo que na vida real usamos poucas coisas, porém repetidas vezes. Talvez seja por isso que faça sentido a tal frase: "Na prática a teoria é outra".
  12. Caros colegas, Na primeira live do Módulo 4, de renda variável, nosso colega João Carlos trouxe na discussão a empresa Raízen e os biocombustíveis com um viés ESG. Depois dessa live fiquei alguns dias pensando sobre o tema e gostaria de trazer este tema para compartilhar e discutir com os vocês. Em resumo , a empresa para ser caracterizada como ESG (Environment / Social / Governance) deve assumir o compromissos ambientais, no uso da matéria prima, desenvolvimento de seus produtos e coprodutos, destinação de resíduos, tudo isso pautado em políticas de proteção. Além disso deve cumprir critérios sociais, como prezar pela Segurança do Trabalho, garantir remuneração compatível com o seu quadro de funcionários e oferecer condições de bem-estar. Por fim, entre os critérios de governança garantir transparência com uma gestão qualificada [1]. Olhando para o cenário mundial, temos a evidências de que a ação humana é causadora de efeitos climáticos. No Acordo de Paris, assinado por 195 países, incluindo o Brasil, fora firmado o compromisso de reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) [2], majoritariamente o dióxido de carbono (CO2), proveniente da queima de combustíveis fósseis. Este compromisso impacta diretamente a matriz energética e de transportes. O atendimento às metas de emissão de CO2 no Brasil inclui os biocombustíveis, neste ano foi publicado o Programa Combustíveis do Futuro pelo Ministério de Minas e Energia. Para o setor energético, o país apresenta entre seus principais potenciais a Biomassa para geração. Globalmente temos uma demanda crescente por combustíveis e energia elétrica. Sabemos que o carro elétrico ainda não é uma realidade na América do Sul, sendo assim ainda dependeremos de combustíveis. Quanto a geração de energia, as termoelétricas estão já em operação, utilizar a biomassa de bagaço de cana é uma ótima alternativa. No caso da Raízen, empresa do segmento sucroenergético que atua na produção de biocombustíveis e cogeração de energia [3]. Portanto, demanda existe e a história é boa, me parece fazer sentido com a parte ambiental. Basta saber como será a concorrência dos biocombustíveis com petróleo, e nos países desenvolvidos com o carro elétrico. OBS: Até onde o ESG é marketing ou tecnológico de fato? Fontes: [1] https://www.btgpactualdigital.com/como-investir/artigos/investimentos/fundos-esg [2] https://cebds.org/o-que-e-o-acordo-de-paris/#.YVhsTprMLIU [3] https://www.raizen.com.br/
  13. William Redig realmente, o melhor investimento é em nós mesmos! UVP superando as expectativas a cada aula. Em relação ao horizonte de tempo, me parece que a sua visão faz muito sentido. Até o final do curso também você terá a oportunidade de refinar as ideias e tomar as decisões de modo a dormir tranquilo todas as noites, a julgar pelos investimentos. As suas postagens são muito pertinentes e construtivas. Grande abraço.
  14. Entendo que a rentabilidade incidirá sobre sobre os dois títulos da maneira muito parecida, pois ambos estão ainda longe do vencimento. Para efeito de comparação direta vamos supor que ambos sejam submetidos a mesma marcação a mercado, sendo assim a mesma taxa de rentabilidade pode ser aplicada, logo o lucro será proporcional ao valor do título. Vejam se isso faz sentido!
  15. Renato Figueiredo além destes tem o https://statusinvest.com.br/>
×
×
  • Criar novo...