Pessoal da área em peso aqui hahah @Ezequiel Doulas Prezotto Comecei trabalhar há 1 ano e pouco pra fora, é um divisor de águas na minha carreira, trabalho há 5 anos no total
Pra conseguir vaga me apliquei muito no LinkedIn (umas 400 aplicações), é chato mas é isso, todo dia se aplicando pra umas 20 vagas, recentemente tive que ir atrás por conta de um lay off fiquei aproximadamente 1 mês procurando, até que não foi difícil conseguir entrevistas, mas hoje em dia estão colocando muitas etapas e está bem chato finalizar o processo.
Sobre o nível de inglês não precisa ser nativo, geralmente quem exige inglês perfeito é brasileiro arrombado trabalhando lá fora. Trabalhei com nativo e eles me entendiam muito bem no começo (meu inglês era meio bosta mas eu desenrolava) fui melhorando conforme trabalhava e tinha mais contato com a língua.
Trabalhar lá fora (pelo menos na minha experiência) é muito mais tranquilo, os caras não te sugam até você se esgotar, o povo lá trabalha muito pouco e acha que é muito, como nós estamos acostumados a trabalhar pra cacete aqui, nós conseguimos nos destacar muito. Você vai ter mais tempo pra você e sua família, ganhar mais e ter uma qualidade de vida!
Use os filtros do LinkedIn, procure por região, por exemplo, América Latina, Europa, USA. Também aplique para vagas mais recentes, tem um filtro para pegar as vagas postadas nas últimas 24 horas e tem como ordená-las pelas mais recentes.
Sempre verifique se a vaga aceita pessoas de fora, a maioria das vagas dos USA não aceitam, sempre olhe a descrição antes de aplicar.
Dicas:
1 - perfil do LinkedIn totalmente em inglês; CV simples e totalmente em inglês, detalhando tudo que vc já trabalhou em cada empresa e projeto (linkedIn e CV).
2 - um bom resumo sempre é bem-vindo
3 - se aplica pra vagas mesmo não tendo todos os requisitos, geralmente eles colocam a mais e sempre estão abertos a você poder aprender uma coisa ou outra durante o seu trampo.
4 - Geralmente são 4 etapas (RH, teste técnico (live code ou off), review do teste com um técnico do time, e por último a oferta.
5 - Na entrevista com o RH, seja bem simpático e tente mostrar o que mais você se encaixa na vaga possível
6 - No teste técnico pelo tempo de trabalho que vc tem provavelmente seria Sênior ou Principal ou Arquiteto, tu vai ter que deixar impecável, unit tests, arquitetura, lidar com banco de dados de forma correta, por exemplo, em um BD relacional saber lidar com Transactions e Isolation levels de acordo com cada situação e por aí vai.
Acho que é isso, se eu lembrar de algo venho aqui falar sobre, boa sorte!
Após conseguir o trampo lá aí vem a burocracia pra tu tentar pagar menos imposto possível.
Hoje utilizo a Husky para receber a grana e tenho uma ME para emitir as NF's para o exterior e uso a Contabilizei como plataforma de contabilidade, tem uns bizus pra tu evitar pagar 10%+ em impostos, atualmente pago ~4% do valor da nota.