E uma dica extra sobre os projetos que me ajudou muito no meu início de carreira e pra meu desenvolvimento profissional:
Caso não for pro Open Source, faça algo completamente seu! Ter o GitHub cheio de projetos como pokedex, to-do list e coisas que todo mundo tem igual, não chama muito a atenção numa entrevista, e não te estimula tanto em relação a saber resolver problemas, que é o que devemos fazer como desenvolvedores..
Um site bem legal para você pegar ideias é o CodeCanyon, eu entrava lá, achava alguns projetos legais, destrinchava o sistema pela demo, montava um diagrama de entidades e relacionamentos, entendia as roles e níveis de acesso e, por fim, criava a minha própria versão com algum nome bonitinho, com algumas mudanças, para adicionar no meu portfólio...
Quem é backend como eu se esforça mais pra fazer uma API top, é quem é front se vira e faz uma interface bonita e mocka o Back-end, que é sucesso!
Além disso, tenta resolver algum problema da sua família em um sistema, deixa código fechado mas com uma documentação completinha, que vale como portfólio também.. Nesse sentido eu já desenvolvi:
- Sistema de Cartão Fidelidade Digital para FoodTruck (antes da pandemia, ngm tinha e era sucesso no FoodTruck do meu pai)
- Sistema de Monitoramento de indicadores técnicos pra traders de cripto (vendi um monte de assinaturas em 2021)
- Sistema de Caderno de Campo Digital (uso no dia a dia aqui na Chácara onde eu moro, cuidando desde o manejo ao faturamento).
Esses eu mostrava só funcionando nas entrevistas, não disponibilizava o código, e sempre causou uma boa visibilidade...