Jump to content

Luis Eugênio Gomes Freitas

Turma 22
  • Interações

    74
  • Entrou

  • Última visita

Sobre Luis Eugênio Gomes Freitas

Visitantes recentes no perfil

244 visualizações de perfil

Conquistas de Luis Eugênio Gomes Freitas

Membro Prata

Membro Prata (4/11)

  • Descobridor implacável!
  • Gordo em desenvolvimento
  • Mão de Alface (Vai vender na primeira baixa)
  • Puxador de papo!
  • Colocou-se à diposição do capitão!

Badges recentes

104

Reputação

  1. O principal motivo que me levou a querer de aportar nela foi o grande número de outras empresas que já queria ter em carteira, as quais considerei melhores que ela no momento. Se você analisou a empresa e viu bons fundamentos, não acredito que a cotação cair seja um problema, na verdade, vejo como ponto positivo até.
  2. 85 em renda variável, contando com os 30 % internacional. Não conto a reserva de emergência como investimento não, só não tenho muita renda fixa mesmo.
  3. Tenho sim, tenho 15 em fiis, 30 % internacional também, 5 em cripto e 10 renda fixa. Deixei menos em RF por enquanto pq já tô com a reserva de emergência que é mais que todo restante por ora.
  4. Muito obrigado pelas contribuições @Flavio Prado. Quantos a quantidade de empresas do topo, como estou em início de contrução de patrimônio, acho que dá pra ter um pouco mais de "pimentinha". CVC comprei bem no início de quando tava investindo, lá em 2020, mais pra especular mesmo. Já MGLU entrei na onda de comprar quando caiu, já faz uns 2 anos também kkk. Mas é isso, bom pra servir pra não errar denovo, de qualquer forma, o dinheiro que tenho nelas hj é irrelevante, vou manter mesmo pra lembrar da burrice kkk.
  5. Bom dia, estou terminando de revisar minha carteira de ações nacionais,a qual vai corresponder a 40 % da minha carteira global, e cheguei a seguinte possibilidade. Base (60%): ITSA4, BBAS3, B3SA3, EGIE3, WEGE3, KLBN11, BBSE3 Meio (30%): ABEV3, AGRO3, VALE3, WIZC3, SAPR4, ELET6, FLRY4,TAEE3 Topo (10%): FIQE3, TIMS3,CSAN3, SOJA3, PETZ3 Ativos que tinha, mas vou congelar o aporte: CVCB3, MGLU3, GRND3, MRVE3, TRIS3, BLAU3. No geral ficaram muitos ativos, o que sei que não é ideal, mas acabo tendo dificuldade de retirar algumas. Quis uma maior exposição a setores mais perenes, cerca de 20% está em bancos, 13 % em elétricas e 10 % em empresas de seguro. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o tema. Desde já agradeço.
  6. Embora esses 5 sejam basicamente incluídos no IVV, acabei optando por manter mesmo. Darei um peso maior pro IVV para compensar. Muito obrigado pela discussão.
  7. Depois da nossa conversa analisei melhor e resolver tirar 5 já, NOBL, SCHD, MOAT, SOXX E BOTZ. Vou reavaliar se os outros mantenho, mas também existe a possibilidade de concentrar no IVV e retirar o QQQ, e os XLV, XLF, XLE e XLU.
  8. Realmente faz sentido, vou revisar para ver se tiro algum. A grande questão que me atrai nos ETF's não é nem só a diminuição do risco, mas também a diversificação geográfica. Pelo menos essa questão tentarei manter.
  9. Sobre o percentual, acredito que a maioria seria no IVV sim, não sei se 50 porcento, mas com certeza teria um peso maior que os outros.
  10. No total cerca de 18 a 20% da carteira, os aportes serão em torno de 20k por mês.
  11. Uma dúvida que tenho, concordo que com poucos ETF'S já teríamos grande exposição a diversos ativos. Mas gostaria de saber qual seria o problema de ter diversos ativos. Confesso que tenho dificuldade de escolher o melhor entre os ativos e acabo inflando a carreira, mas gostaria de entender o problema de uma carteira como essa, ressaltando que entre os ETF's não seriam divididos em pesos iguais, então algum teria peso maior que o outro: - VNQ: pelos reits dos EUA - VNQI: me expor aos reits fora dos EUA - IVV: expor as maiores empresas do mercado americano - QQQ: expor as maiores empresas de tecnologia dos EUA - NOBL e SCHD: aqui concordo que tem objetivos semelhantes, mas basicamente me expor as maiores empresas dos EUA pagadoras de dividendos - MCHI: me expor as maiores empresas chinesas - VEA: me expor as large caps dos países desenvolvidos exceto EUA -VWO: exposição as large caps dos países emergentes - IJR: exposição as small caps nos EUA - MOAT: exposição a empresas com diferenciais competitivos - XLV, XLF, XLE, XLU: respectivamente exposição ao setor de saúde, financeiro, elétrico e utilidades dos EUA. - SOXX: empresas de semi condutores - BOTZ: empresas de IA e tecnologia. Sei que seriam muitos ETF's, e que em muitos casos haveria certo grau de sobreposição, mas como disse acima, não teriam peso igual entre elas. E gosto da ideia de ficar bem diversificado em diversos países e tamanhos de empresas.
  12. Obrigado pela resposta, contribuiu sim. Dessas aí, especialmente a LVMH, Coca e PEPSI vou considerar analisar também, já que não encontrei nenhum ETF que ela tenha grande participação que me interasse. As outras que você citou acredito que consiga ter uma boa exposição através de indices.
  13. Boa tarde, também estou revisando minha carteira internacional, vamos aos pontos. - IVV: ótimo ETF, concordo 100 %, inclusive quero 50% de minha carteira de ETF nele - EFV: vejo o fundo muito semelhante ao VEA, tem sobreposição de 40 %, com 98% das empresas que fazem parte do EFV também estando no VEA. A grande diferença entre os 2 está no fato de o EFV utilizar valuation na seleção das empresas, entretanto, ao observamos a evolução a longo prazo, o VEA se sai melhor, embora com menos de 5 anos o EFV está na frente. Mas pela questão do longo prazo, melhores taxas, maior patrimônio, acabo optando pelo VEA. - RPV: não achei nenhum fundo que se assemelhe exatamente a ele, mas basicamente ele busca ganhar rentabilidade pela valorização ao longo dos anos, através do valuation, entretanto, no longo prazo ele gerou menos rentabilidade do que o SCHD, empresa que reune as large cap dos EUA, por exemplo. *Também sou muito adepto ao value investing, e acho que o preço importa sim, o que faria sentido o peso ao valuation nas escolhas do ETF, entretanto, acredito que tal tese tenha que ser provada, e na minha conclusão, esses dois ETF´s não ganharam na competição contra os ETF que pegam as empresas utilizadas por ele só com base em tamanho, sem considerar o preço. Acredito que o value investing faça mais sentido no stock picking do que na seleção de ETF´s. - IQLT: não conhecia, mas gostei do que vi. De certa forma, achei semelhante ao EFV e VEA, mas parece ter maior rentabilidade no longo prazo. - VNQ: acho exclente, incluo o VNQI também como ETF interessante. - VBR: gostei também, mas na mesma linha do que falei para o EFV e RPV, vejo ele semelhante ao IJR por exemplo, que reúne as small caps dos EUA, sem os critérios de valuation. A diferença aqui pros outros dois, é que esse indice teve praticamente a mesma rentabilidade do IJR no longo prazo. Então acho que seria mais quetão de preferência mesmo, como o IJR é um pouco maior, acabo escolhendo ele. Mas no geral gostei bastante das suas escolhas, de maneira alguma quis contrapor os ETFs que você citou, só quis trazer outro ponto de vista, especialmente no que tange ao fato de algumas vezes o valuation não vencer o índice ao qual ele propõe bater.
  14. Bom dia pessoal, Estou revisando minha carteira de ativos internacionais (a qual corresponderá a 30 % da minha carteira global) e me surgiu uma dúvida, e queria levantar a discussão com vocês. Acreditam que vale a pena fazer stock picking nos investimentos internacionais ou basta exposição em ETF´s. E caso acreditem que valha a pena o stock picking, qual a porcentagem que considerariam adequada para tal ? Atualmente tenho cerca de 60 % em ações, concentradas em META, GOOGL e em menor quantidade AMZN, AAPL, DIS e BABA. Caso sejam favoráveis ao stock picking, quais outras empresas considerariam interessantes ? Estava pensando em ter cerca de 50 % em Stocks e 50% em ETF´s, entretanto boa parte dos ETF´s que quero em carteira já teriam exposição as empresas que tenho, por isso estou cogitando agora, algo entre 30 % em stocks e o restante em ETF´s. Vou revisar os ETF´s que quero em carteira, mas com certeza em sua grande maioria seria o IVV, além de outros ativos como QQQ, XLK, XLV, XLF, NOBL, MCHI, SCHG, VEU. Além dos ETF´s de REITS, VNQ e VNQI. Enfim, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o tema.
×
×
  • Criar novo...