Jump to content

Raquel de Miranda Otero

Ex-Aluno
  • Interações

    11
  • Entrou

  • Última visita

    Nunca

Conquistas de Raquel de Miranda Otero

Membro Bronze

Membro Bronze (3/11)

  • Colocou-se à diposição do capitão!
  • Seus tentáculos estão por toda parte!
  • Rápido no gatilho!

Badges recentes

32

Reputação

  1. Gente, eu sou mão de vaca desde que comecei a ter meu próprio dinheiro lá na adolescência, eu nunca passei dificuldade mas mesmo assim sou a única mão de vaca da família haha. Como nunca precisei pagar conta, além dos meus gastos pessoais, sempre juntei 80-90\% de toda minha renda desde que era bolsista e ganhava apenas 350 reais por mês. E coloquei na minha cabeça que assim deveria ser. Preenchendo a planilha de gastos pessoais do módulo 2, percebi que tenho uma grande dificuldade de identificar o que é prazer (gasto supérfluo) de conforto. Percebi que eu caracterizada todos meu confortos como supérfluos. Por exemplo quando eu ganhava 1.200 reais e me comprometia a só gastar 120 reais com supérfluos, sendo que minha conta de celular era de 50 reais, então eu pensava que me sobravam só 70 reais, mas celular nos dias de hoje não é supérfluo, é até mais que conforto, é quase necessidade. Depois que li o segredo das mentes milionárias me comprometi a gastar 5\% do meu salário com supérfluos, mas supérfluos mesmo. O livro ensina, dentre muitas coisas, a importância de se recompensar a cada meta alcançada. Desculpem o textão é que eu precisa externar essa minha autodescoberta. E eu vou estar criando o MVA, Mãos de Vaca Anônimos para quem quiser participar haha
  2. Desde adolescente, quando tinha zero conhecimento sobre a existência de investimentos, só conhecia a poupança, eu já ficava chocada em como algumas pessoas levavam suas vidas financeiras. Hoje, depois de ter visto amigos que mesmo morando com os pais e não pagando conta endividados, amigo que faz empréstimo para comprar iphone mesmo estando desempregado, que acha que cheque especial e empréstimo é extensão do salário, amigos de 20 anos de idade que tem medo de deixar dinheiro em banco saca tudo e deixa o dinheiro guardado em casa... nada me choca mais. O que eu tento fazer é falar o mínimo, não tem como falar de investimento de mais de 10/20 anos, de ficar com "dinheiro preso", para certas pessoas, eu falo o mínimo assim "amiga você acabou de entrar no emprego, está em período de experiência de 45 dias, você não deveria comprar uma TV de 2.000 reais parcelada em 12 vezes agora, espera passar o período de experiência". E é assim, tem que ir começando a explicar aos poucos.
  3. Rodrigo pois é, o app do Banco do Brasil também já me oferece esse controle que busco, acabo não precisando de outro app para controle financeiro. Sobre a planilha achei alguns itens meio estranhos mesmo mas só ignorei eles e adaptei da forma que mais fazia sentido para mim. } Sou técnica em indústria farmcêutica e como moro com minha mãe meus custos são bem pequenos, consigo juntar 80\% do meu salário, mas como estou me organizando para morar sozinha em 2/3 meses já fiz até a planilha de gastos para quando eu estiver morando só e pagando conta rs.
  4. O market share é importante para saber se é uma empresa é considerada grande dentro do setor dela. Em geral o que quebra uma empresa é a sua concorrência, e se ela é a maior do mercado ou ela oferece o melhor produto/serviço ou oferece por um preço mais baixo, de qualquer forma, o risco delas quebraram são mais baixos. Ou seja, em geral, as maiores empresas dos seus setores deveriam ser as mais "perenes", ou seja, menos arriscadas. Lembrando que uma empresa ser perene ou não, não impede das suas ações caírem no curto prazo e você "perder dinheiro". Acredito que você consegue achar o market share das empresas pesquisando no google. E é claro que só o market share de uma empresa não é o suficiente para se considerar em investir nela.
  5. Ainda não consegui me manter constante na leitura de 20 páginas por dia. Normalmente leio dia sim dia não, 70 páginas nos dias que leio.
  6. Para quem já investe, a análise de perfil de investidor do PIAR da aula 10 ficou parecido com a carteira de vocês ou ficou muito diferente? O meu deu Equilibrado. Atualmente estou 50\% renda fixa e 50\% ações brasileiras (essa diversificação está ó show de bola haha). Mas os principais motivos por eu ter decidido fazer este curso foi justamente para aprender mais ações estrangeiras, ouro e cripto. FII's e REITs vou estar dispensando rs, e não é que até nisso a análise acertou? O PIAR disse que um dos meus pontos fracos é dificuldade em mudar de opinião e de investimentos rs. Esse PIAR está show!
  7. vou esperar o módulo de renda variável para comentar sobre esse assunto, para não acabar falando besteira rs.
  8. Ser ansioso é a pior coisa que você pode fazer quando se trata de investimentos, seja renda fixa ou variável. O ansioso consegue perder dinheiro até no tesouro direto. O segredo é manter seus investimentos em ativos e proporções que não te gerem ansiedade nem te façam agir impulsivamente, cada um tem o seu limite. E não vai se medir pelo limite do outro que você vai se dar mal, cada um tem seu limite de exposição ao risco.
  9. A parte mais dolorosa de responder pra mim foi a quantia presa no meu FGTS, governo me dá meu dinheiro, eu sei o que fazer com ele!!
  10. O Monge e o Executivo de James C. Hunter, livro curto porém muito bom, fala sobre como ser um bom líder e amor ao próximo, dois temas que eu nunca pensei que veria lado a lado protagonizando um livro. E recentemente li O Almanaque do Pobre Ricardo (Poor Richard Almanac) de Benjamin Franklin, outro livro curto, mas o interessante é ver como muitos clichês de hoje em dia já se valiam em 1730! Tirei como conclusão que se um clichê é um clichê e perdurou por séculos, deveríamos considerar mais a sabedoria contida neles.
×
×
  • Criar novo...