Comecei a investir a mais ou menos 10 meses e terminei o curso da UVP.
Já faz alguns meses que comprei BBAS3 e tenho a mesma quantidade investida em MXRF11. Depois do pagamento de dividendos do BBAS3 esse mês eu não consigo entender como ações realmente tem rendimento maior. Os dois tem DY proximo, mas o MXRF me paga 20 reais todo mês enquanto que o BBAS3 me paga bem mais porem só algumas vezes no ano.
Eu terminei o curso e faz todo sentido o que foi dito, mas a pratica parece um pouco diferente. A ideia de ganhar mais com ações é pela valorização da cota ou pelos dividendos? Porque pelo que me parece quantidades iguais investidas em ações e FII sempre vão render mais em FII. Então não faz sentido uma carteira de aposentadoria que aposta tudo em ações como já vi muita gente dizer.
Eu olhei o histórico de diversas ações e FII e vi que algo muito comum foi que a cotação da ação subiu muito com o tempo e outras ações praticamente nada, mas os dividendos continuam menores se comparados a FII. Se esse é o caso não me parece fazer sentido investir em empresas que pagam bons dividendos. Eles são inferiores a FIIs no fim das contas então pelo o que eu entendi, agente investe em ações para o patrimônio crescer e depois de uns 20 ou 30 anos agente vende ações para algo mais rentável ou então recebe dividendos dela, mas sabendo que é inferior aos de FII.
Resumindo ação seria um multiplicador de patrimônio e não algo para viver de dividendos, faz sentido?
Estou perguntando porque eu não se esse comportamento é algo periódico ou se realmente eu entendi errado. Se alguém puder expressar com exemplos como ações pagam mais dividendos que FIIs eu ficaria agradecido pois estou dificuldade em montar minha estratégia.