Bom dia galera! Tudo bem? Estou com uma dúvida no módulo de financiamento de imóveis. Meu caso:
Em 2020 comprei um apartamento de 29m2 em um local nobre de São Paulo com intenção de ser meu primeiro apto e para já ter um patrimônio em imóveis. Por ter sido na planta, consegui um preço de 290 mil reais. Não tenho intenção de pagar a vista por esse valor ser um pouco maior do que todos os meus ativos + reserva de emergência. Não seria prudente nem financeiramente vantajoso. Mas já estou feliz com a valorização. Ao pesquisar novamente o valor do imóvel hoje está valendo de 450 à 600 mil.
O apartamento será entregue no final de 2024, e na entrega de chaves, terei pago 90 mil e com o intuito de financiar por volta dos 200 mil restantes. Não tenho a intenção de morar nele imediatamente, por gostar de morar no apto que já estou com minha noiva, por ser pequeno para duas pessoas e por ter uma meta de fazer um intercâmbio em 2025.
Por isso pensei nas seguintes opções: Seria interessante alugar ele (airbnb ou convencional) e com o valor do aluguel pagar as parcelas do próprio financiamento? Sabendo que o financiamento tem uma taxa de 10,80% a.a. e a taxa de aluguel de 0,5% ao mês desse apto (+ ou - $2750 se considerar 450k), já seria praticamente a parcela inicial ($2950) e mais do que a parcela final ($1560) podendo amortizar. Num prazo de 120 meses, o apto estaria quitado na metade do tempo. Além disso, tenho uma reserva para continuar o financiamento caso o aluguel não seja constante.
Ou a segunda opção: nem considero a opção de aluguel e vendo o apto por 450-500k, passando a divida de 200k de financiamento e lucrando com o valor da valorização.
De qualquer forma, não sei que decisão tomar. Sugestões?
Valeu e abraço!