Eu também sou um amante das planilhas do Excel, tanto que criei a minha própria ao longo de 6 meses e acho tão absurdamente boa que não consigo trocar por nenhum aplicativo. Acabo também não usando a ferramenta de organização da AUVP porque a minha planilha abarca tudo o que tem lá e mais outras coisas.
Sobre o seu problema, compartilho de algo parecido. Resolvi da seguinte maneira: marcamos na agenda do Google, de forma FIXA, todos os sábados às 11:00h nós sentamos em frente ao computador e colocamos na planilha o que ganhamos e gastamos ao longo daquela semana. "Gastamos" meia hora a 45 minutos nisso, mas fazemos juntos. A sensação de que tudo está no controle depois que terminamos é maravilhosa e o almoço fica até mais gostoso, rs.
Sou eu que faço os investimentos por aqui, e não me importo porque amo o dia dos aportes. Mesmo assim, pelo menos um sábado no mês ela sabe exatamente quanto temos de patrimônio, de investimentos, de fundos de reserva, etc.
Eu acredito que o casamento é feito de "somas" e não de divisões. Ao mesmo tempo que eu amo mexer nas finanças, não sou muito fã de "planejamento doméstico" como compras a fazer, organização de móveis, etc. Ela, por outro lado, se diverte fazendo o "controle de estoque" (mercado também uma vez por semana fixo, na terça). Sendo assim, não acho que você deveria se sentir mal pensando que "ele deveria fazer", pois pode ser que ele contribua com o lar de alguma outra forma. Mesmo assim, sempre que necessário, seria legal que ele estivesse presente, pra que vocês possam trabalhar nisso juntos. ☺️