Jump to content

Alexandre Sales

Turma 21
  • Interações

    254
  • Entrou

  • Última visita

4 Seguidores

Sobre Alexandre Sales

  • Aniversário 06/12/1994

Informações pessoais

Visitantes recentes no perfil

O bloco de visitantes recentes está bloqueado no momento, e não está sendo exibido para nenhum outro usuário.

Conquistas de Alexandre Sales

Monitor Prata

Monitor Prata (6/12)

  • Gordo em desenvolvimento
  • Em busca do tesouro!
  • Estudioso implacável!
  • Seus tentáculos estão por toda parte!
  • Descobridor implacável!

Badges recentes

694

Reputação

5

Respostas da comunidade

  1. Se você gostar muito do fundo e, comparado com outros do mesmo segmento, ele ainda parecer melhor mesmo assim, acho que vale. E sempre ver se é razoável. Eu mesmo tenho um fundo de papel que tem taxa de performance com o que rende acima de IPCA+7%. Não consigo te ajudar com essa pq n sei bem o que levou a essa divergência. Na dúvida, acredite no que tá no RI 😬 Cara, faz mensal. Vc vai ver que as oportunidades n tem janelas assim tão pequenas. No longo prazo, tanto faz. No curto prazo, é metade do trabalho, hehe. Espero ter ajudado!!
  2. Fala Natan! Tudo bem? Vou tentar ir respondendo aqui e o pessoal complementa conforme achar que deve!! Vc fala em termos de % da carteira, né? Cara, vale a pena ter desde cedo. São ativos que te dão uma renda desde o início, te permitem rebalancear, e ir investindo ao longo do tempo te dá um preço médio bem melhor do que comprar ali na frente. Ainda em relação à sua porcentagem, achei ok, dependendo do perfil é isso mesmo. No meu caso, eu tb recebi "Agressivo", pelo que lembro, é preferi uma estratégia com 30% em RF, pra me arriscar menos, já que o PIAR disse q eu tinha mais chances de me arriscar (é vdd 🤣). Mas n é uma regra. O PIAR é mais pra autoconhecimento e te dar uma ideia, o q vc faz com isso é bem pessoal msm. Dentro de cada seguimento (ações, stocks, FII) vc tem que escolher ativos bons, mais ou menos naquela estratégia da piramidal invertida que o Raul falou! Fazer a análise de risco bonitinha e, em cada grupo, ter a maior parte em bons ativos. Ter mtos FII não permite arriscar mais nas ações, por exemplo. Esses critérios são tb bem pessoais, mas n vi nenhum absurdo, cara. Acho que o que vc tem dá pra ir começando e, com o tempo, vc vai vendo novos ativos e fazendo a análise por seguimento que o Raul ensina na aula. Essa eu acho que o pessoal mais experiente consegue te ajudar melhor, pq vale pegar relato de mais gente. Eu recomendo pelo menos uns 5, até pro diagrama funcionar melhor. Se vc conseguir acompanhar direitinho, dá pra ir colocando mais. Os fundos costumam colocar essa informação com termos um pouco diferentes. A cotação de mercado é o valor de comprar e venda no momento em que lançaram o resultado. A cotação patrimonial, seria o Valor Patrimonial por Cota. Ou seja, quanto de patrimônio vc tem por comprar 1 cota do fundo. Quando vc divide o primeiro pelo segundo tem o P/VP.
  3. Fala Diego! Cara, depende muito. No geral, as empresas adaptadas pro público brasileiro são uma boa pelo suporte e pela facilidade no IR (isso pesa), bem como pelo idioma. Pelo que sei, na média, tb costuma ter menos taxas. A grande vantagem de corretoras internacionais, como Interactive Brokers, a meu ver, é o acesso a mercados além do americano. No seu caso (dos ETFs), teriam os ETFs irlandeses, que podem ser vantajosos em termos de tributação!! Vale checar tanto a aula do tema como a postagem na comunidade.
  4. Fala Fernando! Tudo bem? Nunca é exatamente "o mesmo título". Você consegue, enquanto ele for ofertado, aportar, por exemplo, no "Tesouro Prefixado 2031", mas todo dia vão ser títulos novos com esse nome, que podem estar com o mesmo preço, maior ou menor. Eles vencem todos na mesma data, bonitinho. E se você for for fazer resgate antecipamente, obrigatoriamente ele resgata a partir do mais antigo.
  5. Você escolhe uma nota e marca o suficiente pra chegar na nota que você escolheu. Pelo menos foi assim que aprendi. Aí depende de como avalia o peso que quer colocar em cada ETF. Mais ou menos como vc escolheu o quanto queria colocar em cada tipo de ativo (ações nacionais, FII, cripto, etc), sem usar as perguntas.
  6. Ele volta, automaticamente, pra sua conta de investimento, já descontado os impostos!! Daí vc atualiza o patrimônio de renda fixa no Diagrama, já sem o título, e reinveste 😉
  7. Boa noite Leonardo!! Você tá certo nos 2 lados. Vamos lá pra cada um: 1) "Proteção": principalmente no varejo, operar com margens líquidas apertadas costuma ser uma barreira de entrada. Empresas que tem grandes volumes de venda, conseguem lucrar com a recorrência e volume, ao invés da margem de lucro. Isso vem por vários motivos: eficiência logística, economias de escala, etc. Quando você tem a entrada de um competidor menor, eles geralmente não conseguem jogar o mesmo preço e o negócio pode ser insustentável. Você não começaria um negócio no qual não consegue ser melhor e nem mais barato que suas concorrentes... 2) O risco: as margens apertadas são uma vulnerabilidade, principalmente em cenários nos quais acontece aumento de custos ou queda no consumo. Quanto menor sua margem, mais perto do zero...e aí realmente tem o risco de ter prejuízo maior do que uma empresa igual que tem margens maiores... No geral, é um baita marcador de risco sim.
  8. Quanto mais eu leio notícias, mais me irrito. Desde que comecei a me informar só pelo Soco Matinal e Giro da Bolsa, a vida melhorou bem. Tenho uma fonte confiável, compatível com o que eu penso (metade da raiva era ver jornalista passando pano pra governo) e com um filtro de relevância.
  9. Fala Michel!! Em que módulo você está? Essa informação me ajuda a dizer quais respostas você ainda via encontrar nas aulas. Escolher onde e como via investir depende muito dos seus objetivos, e o ideal é não aportar em nada até acabar o módulo 8. Até lá, por tudo no Tesouro Selic. Até porque faltaria também diversificação no seu exemplo (mesmo sendo um conservador que só investe em renda fixa, tem muuuitas outras ótimas oportunidades nesses mercado hoje em dia). Sobre o valor, também vale a pena checar se é uma quantia grande pra você (maior do que 5-6x seus aportes mensais habituais), porque se for, pode ser interessante fracionar, mesmo falando de Tesouro. Dito isso, vamos ao que você perguntou!! Cada título do Tesouro tem uma função diferente na carteira. O Tesouro Selic serve basicamente pra manter grana que vai ficar parada (e que você não vi precisar com liquidez imediata) ou pra parte da sua reserva de emergência. O IPCA te protege da inflação, é bem vantajoso pegar em momentos que essa preocupação está baixa e a parte pós-fixada (o valor depois do "IPCA+) está mais alto. Acima de 6% é bem legal. O prefixado protege sua rentabilidade. Agora é um momento bom também, esse valor que você pôs é bom demais. Esses 2 últimos títulos sofrem com a marcação a mercado (MÓDULO 3), então, se a taxa de juros ou a inflação subirem mais pode ser que você tenha um rentabilidade negativa provisória (que some até o vencimento). Até por isso eu acho que seria No caso a queda da Selic, que você citou, levaria a uma oportunidade de vender esses títulos antecipadamente, e realmente poderia ser vantajoso. Desde já desculpa se falei algo que você já sabia ou se não falei bem o que vc queria saber.
  10. Com mil reais dessa grana você consegue um bom contador pra já se programar pra te ajudar com o IR. Ele deve conseguir te ajudar a ficar com o máximo possível dessa grana sem se enrolar com o Leão.
  11. Falo e faço questão de mostrar, hehe. Uso meia vermelha sempre que posso. A maioria não dá muito bola mesmo, não sabe nem o que falar, aí eu realmente não entro no assunto. Mas pra quem já tem interesse em saber mais ou já tem alguma experiência em investimentos eu comento.
  12. Estava pesquisando isso mais cedo! Vou compartilhar um pouco do que vi. 1) Livelo: dá pra acumular pontos para trocar por produtos, viagens, serviços, etc. Tem muito mais opções do que a Esfera. Dá pra transferir para qualquer uma das 3 cias aéreas nacionais. 2) Esfera Menos opções, mas promoções melhores no último ano. Também transfere para as 3, mas também tem parceira com AAdvantage, que pelo que vi a Livelo não tem. 3) Cashback Direto, simples, dinheiro na mão. Vale a pena se você não for tentar usar promoções/bonificações nos pontos esfera/livelo. Com os bônus, dá pra fazer muuito mais com milhas, pra quem viaja. Minha opinião: se você viaja muito, melhor pontos e aprender um pouquinho sobre milhas (se já não souber). Se não, vale abrir os sites esfera e livelo e dar uma olhada. Se não se interessar, vai de cashback, que 1% é bem legal.
  13. Nossa, lembranças FORTES da minha infância agora, até o futebol do NTES64.
  14. Brabo demais. Sekiro quase me mata de estresse.
×
×
  • Criar novo...