Jump to content

Alexandre Sales

Turma 21
  • Interações

    256
  • Entrou

  • Última visita

Respostas da comunidade

  1. Alexandre Sales's post em KLABIN 11, troco ou permaneço?? foi marcado como a melhor resposta   
    Também não entendi porque você mudaria!

    Quando houverem várias opções, o importante é sempre olhar o Tag Along (principalmente) e a liquidez. Como nós investidores pequenos provavelmente não chegaremos no nível de sentar à mesa do conselho, não faz assim taaanto diferença ter a ordinária ou preferencial, desde que vc observe esses 2 detalhes.
    No caso da KLBN, todas tem 100% tag along, mas tem uma diferença de liquidez. Olhando para os últimos 6 meses, KLBN3 teve uma média de 869 negociações por dia; a KLBN4 2 mil; e a KLBN11 14 mil, sendo ela a mais líquida de todas.
    O que eu geralmente faço, quando vou começar a comprar, é usar liquidez e tag along como filtro (não como critério de escolha), e comparar o P/L e P/VP das que seriam aceitáveis investir, e comprar a mais barata. Acho que o Raul até dá esse exemplo em uma aula, se não tiver atualizado. Agora, se vc já começou a comprar e pretende continuar com a empresa, segue com essa mesmo.
  2. Alexandre Sales's post em dúvida sobre pirâmide invertida foi marcado como a melhor resposta   
    Módulo 4, aula 19 - Formando uma carteira de ações brasileiras. 

    www.aulasauvp.com.br/start
    Daí vc só abre as aulas todas e encontra
  3. Alexandre Sales's post em Margem líquida apertada como proteção? foi marcado como a melhor resposta   
    Boa noite Leonardo!!
    Você tá certo nos 2 lados. Vamos lá pra cada um:

    1) "Proteção": principalmente no varejo, operar com margens líquidas apertadas costuma ser uma barreira de entrada. Empresas que tem grandes volumes de venda, conseguem lucrar com a recorrência e volume, ao invés da margem de lucro. Isso vem por vários motivos: eficiência logística, economias de escala, etc. Quando você tem a entrada de um competidor menor, eles geralmente não conseguem jogar o mesmo preço e o negócio pode ser insustentável. Você não começaria um negócio no qual não consegue ser melhor e nem mais barato que suas concorrentes...

    2) O risco: as margens apertadas são uma vulnerabilidade, principalmente em cenários nos quais acontece aumento de custos ou queda no consumo. Quanto menor sua margem, mais perto do zero...e aí realmente tem o risco de ter prejuízo maior do que uma empresa igual que tem margens maiores...

    No geral, é um baita marcador de risco sim.
     
  4. Alexandre Sales's post em Análise de setor diferente comparando sites foi marcado como a melhor resposta   
    Como o Danilo disse acima, esses sites podem contar alguns erros. Um opção é checar no site da B3 diretamente e depois usar os sites para analisar!
    Segue o link: Link
    Agora, pra comparar diretamente, eu costumo usar o Investidor10 sem muitos problemas. Só precisa ter bons critérios pra definir bem o que comparar com o que! Geralmente você só entende depois de conhecer um pouco melhor as empresas. No setor financeiro, por exemplo, você tem, no mesmo subsetor, holdings, bancos, instituições de investimento, etc etc.
     
    Agora, pra selecionar, o Fundamentei tem uma organização que me agrada mais em alguns setores (A Valid, por exemplo, está sozinha na sua categoria), mas ainda não é 100% livre dos vieses que eu comentei aqui.
×
×
  • Criar novo...