Ola meu amigo, excelente posicionamento, busco entender melhor como investir diversificando os ativos geradores de renda.
Compreendo perfeitamente alguns ° riscos° nas acoe. Porem tenho ao meu ver que as empresas movem um Pais, e sao os primeiros agentes a se adaptarem as mudanças e intransigências dos governantes, portanto a conclusão é que: sempre o valor de mercado das empresas devem se corrigir com o tempo. Investindo em empresas solidas de sectores necessários. A exemplo da Argentina, se observar as empresas se ajustaram e se corrigiram mesmo passando por uma grande crise, quem investiu nas empresas solidas naquele mercado, teve seu património protegido e corrigido.
Quanto a tributação dos dividendos, se caso acontecer, novamente as empresas irao se ajustar, por inúmeros motivos que poderíamos discorrer em uma outra oportunidade. Fato que mesmo tributando vejo a longo prazo um investimento mais solido em acoes. Apesar de nao acreditar nesta tributação, haja vista quem decide e quem recebe estes dividendos.
Investimentos no exterior , o pequeno conhecimento que tenho me diz que, apesar da desvalorização continua de nossa moeda em relação ao dólar, vejo certa dificuldade de rentabilidade a longo prazo pelos seguintes motivos:
A tributação dos ganhos no exterior, caso eu venha a falecer é cerca de 40% , para que minha família possa repatriar o investimento, a nao ser que eu abra uma "OffShort", o que precisa de alto investimento.
Outros tributos, como a dos DY já sao muito mais altas que no Brasil.
Nao tenho intencao em me mudar do Brasil, ao menos por enquanto.