Olha o dia a dia não é muito fácil, brasil tem um sistema tributário extremamente complexo, só de legislação de ICMS vc tem 1 legislação por estado (imposto estadual), cada prefeitura tem seu código tributário municipal que rege o ISS (imposto municipal) e no brasil existem mais de 1500 municípios, então assim, não é uma área fácil de atuar, exige muito estudo e atualizações constantes. Então é comum escritórios hoje em dia se especializarem em algum ramo de atuação, eu por exemplo atuo somente com prestadores de serviço enquadrados no Simples Nacional (que de simples só leva o nome), hoje meus clientes são dentistas, médicos, arquitetos, engenheiros, enfermeiros, Educadores físicos tbm, enfim todos os prestadores de serviço que se enquadrem no Simples.
Se vc parar para pensar que estamos passando por uma reforma tributária cuja regra de transição são 10 anos, então vc já deve sair da faculdade "desatualizado", e quando for atuar vai ter que aprender a operar nos dois sistemas, não vai ser fácil, o desafio é grande. O curso de contabilidade recentemente passou por uma atualização na grade, então não sei como está hoje em dia. Mas todo mundo continua relatando que o curso ainda é muito distante da realidade. Logo recomendo se vc for atuar na contabilidade das empresas, procurar oportunidades na área pq a faculdade só vai te colocar um diploma na mão e mais nada.
O dia a dia é muito trabalho, vc raramente consegue tirar férias, pq as rotinas contábeis são mensais e se vc não entregar as declarações ou cumprir com as obrigações vc recebe uma multinha da receita federal.
Pode até parecer desanimador, mas os cursos contábeis aqui da minha região(estou a 130km de goiania) não tem formados turmas, então a tendência é faltar profissionais na área.
A contabilidade pode não te deixar rico, mas paga as contas e relativamente traz uma segurança financeira.
Espero ter ajudado, recomendo fazer se vc gostar mesmo do curso e ter um objetivo claro, tentei te mostrar a realidade da área de quem atua profissionalmente, é uma formação bem ampla vc necessariamente não precisa atuar diretamente nas empresas, a contabilidade abre um leque muito interessante de áreas em que vc pode atuar.