Jump to content

Tiago Roberto Novello

Turma 21
  • Interações

    461
  • Entrou

  • Última visita

Tudo postado por Tiago Roberto Novello

  1. Cara, tivemos prova de corrida aqui na cidade hoje, a prova de 15km iniciou 06:30h, o termômetro estava marcando 27 graus e no término estava 32 graus, mó galera passou mal. No meio da tarde chegou a bater 40 graus, fora a sensação térmica, que estava do capiroto!
  2. Particularmente não invisto em empresas do setor de petróleo, porém, essas oscilações pontuais não fazem muita diferença no longo prazo, isso é mais ruído por conta da tensões da guerra, assim como aconteceu com o Covid e com tantos outros eventos. Acho um setor interessante, mas, é importante entender o ciclo da commodity, isso sim traz uma vantagem no longo prazo.
  3. Eu costumo fazer atividade física ao ar livre, me ajuda bastante a descarregar da rotina. Assistir um seriado ou um filme também é algo que faço, mas, não com tanta frequência. E relaxar em algum lugar que tenha contato com natureza é o que mais me ajuda, apesar de não conseguir fazer isso com a frequência que desejaria, sem dúvida o custo/benefício é fantástico.
  4. Já usei e sempre que surge uma dúvida eu gosto de checar qual a definição do dicionário da AUVP.
  5. Daqui a alguns poucos anos você já pode inserir ele no mundo dos investimentos, olha que beleza, começar desde tão cedo a entender a mágica dos juros compostos rsrsrs.
  6. Maila, Infelizmente vários colegas aqui compartilham histórias semelhantes, foram persuadidos pelos "experts" do mercado. Ainda bem que isso serviu de combustível pra você buscar conhecimento e te motivou a aprender para fazer a gestão da sua carteira. Bora pra cima! Felizmente o vencimento é pra 3 anos, logo você estará livre desse enrosco.
  7. Olha, torcendo pra ter mais uma festa dos 100k do ibov 😅 Comprando mais forte: TASA, BBDC, BBAS, B3
  8. Eu tenho um Festina, um Guess e um Tommy que gosto bastante, não eram marcas tão caras e são bem apresentáveis. Faz vários anos que comprei, então, sei que hoje estou um pouco por fora dos preços. Confesso que o sonho de consumo é um Bulova, mas, os modelos que eu acho bacana giram na casa de R$5k, "um pouco" fora do limite hahahaha.
  9. Volatilidade? Agora elas estão super comportadas hahahaha.
  10. Fala Edison, Gosto bastante dos livros do Carnegie e esse não foge a regra, livro muito bom, direto e cheio de insights ótimos. Conforme fui lendo esse livro fui fazendo algumas anotações curtas, simples e diretas, de tempos em tempos eu releio essas anotações. Confesso que me ajudaram bastante. Boa leitura!!!
  11. Nunca tinha ouvido falar desse lugar, pelas imagens parece ser muito bonito, gostei das trilhas e das cachoeiras. Fica um pouco fora de mão daqui aonde eu moro (560km - 8h), mas é um lugar que eu visitaria com toda certeza!
  12. Porco fumo, o negócio é tão complicado que precisa de um manual pra entender! Só confia 😅
  13. Em IPOs o investidor pessoa física pode fazer a reserva nas corretoras que estão cadastradas para participar, demonstrando quantas ações tem interesse em adquirir (aqui já tem uma ideia do volume financeiro que esse IPO irá movimentar). O follow on acontece de forma bem similar ao IPO desde que seja uma oferta pública, geralmente da do preferência para quem já é acionista da empresa, de forma a garantir que não haja diluição do % que o investidor possui da empresa. Já se for em forma de oferta restrita somente um grupo determinado de investidores pode participar (ex.: somente investidores qualificados), mas, essa forma não é tão comum de acontecer.
  14. André, Mercado primário: quando uma empresa faz IPO na bolsa ou quando ela emite nova ações (follow on), quando uma empresa emite títulos, ou seja, você está comprando direto do emissor do valor mobiliário Mercado secundário: quando a negociação acontece entre investidores, seja negociando ações na bolsa, vendendo um título antes do vencimento, ou seja, o valor mobiliário transita entre investidores e não diretamente do emissor.
  15. Em um mercado madura como o americano, comprar ETFs com desconto é sim uma oportunidade, aliás, uma baita oportunidade. O importante é a consistência e seguir o plano, daqui 10 anos essas oscilações não farão diferença no seu patrimônio.
  16. André, Não é uma regra, mas é prudente escolher ativos cobertos pelo FGC antes de investir em ativos que não são, como é o caso de CRI e CRA, pelo menos até estar dentro do limite do FGC, justamente pelo fato de poder aproveitar essa proteção, ainda mais para investidores que estão no início da construção do patrimônio. Caso a sua escolha seja migrar para CRI e CRA, existe a possibilidade de escolher títulos emitidos por empresas que possuem capital aberto, dessa forma, facilitando demais a análise do risco, já que os números são totalmente acessíveis, o que pode não acontecer com títulos emitidos por empresas que não são listadas. Além disso, esses títulos de empresas listadas são analisados por empresas de raiting e são qualificados através de notas, facilitando ainda mais a análise da qualidade do emissor e do risco envolvido.
  17. Torcendo pra cair mais até o começo do mês que vem, que é quando será meu próximo aporte rsrs. Sigo firme, o banco tem sim algumas dificuldades no curto prazo, mas nada que mude os fundamentos, que coloque em risco as operações ou tenha grande impacto nos resultados.
  18. A palavra "competição" não foi usada no sentido literal, foi só uma brincadeira... No mais, concordo com você!
  19. Cara, impossível competir 😅 Nem somando todo mundo dá pra passar o Adriano kkkkkk
  20. Kevin, A escolha de ETF num mercado muito mais maduro, como é o mercado americano, facilita para o investidor que não deseja fazer stock picking. Isso tende a funcionar muito bem, já que o ETF tem uma diversificação muito grande, dessa forma, com apenas 3 ~4 ETFs você consegue exposição com uma enorme diversificação nas classes e nos ativos. Exemplo: SP500, Nasdaq, REITs, etc. Caso você já invista em ETFs de tecnologia e desejar fazer stock picking em ações de tecnologia, você estará aumentando sua exposição nessas empresas e neste setor, portanto, vale a pena checar se a sua exposição não estará demasiada, deixando sua carteira mais sensível caso esse setor ou essas empresas tenham variações mais bruscas. Normalmente as maiores empresas de tecnologia tem mais peso nos ETFs, portanto, caso você opte por comprá-las individualmente, a tendência é que você tenha uma % da sua carteira concentrada nessas ações. Só tomaria cuidado nesse ponto.
  21. Sim! Isso mesmo! Só lembro de ter visto nesses lugares. Pelo preço temos outras opções que valem mais a pena, muito caro esses potinhos.
×
×
  • Criar novo...