Boa tarde, @Adriano Umemura. Cara, atualmente defini minhas metas no diagrama para 40% Ações Nacionais, 15% Ações Internacionais, 30% em Renda Fixa, 10% em FII's e 5% em cripto. Aumentei um pouco o percentual das Ações Nacionais no diagrama porque também estou aportando numa previdência privada PGBL para abater no IR, o que acaba pesando mais para a Renda Fixa no patrimônio geral.
Quanto ao horizonte de tempo, pretendo me aposentar daqui a no máximo 20 anos...
Em relação ao BTG ser mais um banco de investimentos, o escolhi justamente por ser um banco que está em crescimento no segmento de varejo alta renda, onde acredito que ele ainda tem muito potencial para crescimento... Mas para entender seu ponto, qual seria a vantagem de escolher um banco comercial? Por conta do BTG ser mais focado em investimentos ele teria pouca correlação com os bancos tradicionais? Seria isso?
Quanto às suas sugestões de setor, vou pesquisar sobre as empresas!
Por último, voltando a questão do risco, sei que essa carteira está bem conservadora, pois até agora só tenho a VIVA3 no topo. Seria o caso de me expor a mais Small Caps ou investindo nessas empresas estabelecidas já estou assumindo um risco suficiente para obter um resultado superior ao de 8% ao ano? (Que entendo ser a previsão "pessimista" de rendimento da carteira).
Muito obrigado pelas suas contribuições!