Boa noite, pessoal estou com um "problema" a cerca de meus investimentos. Vou contar a história para deixar o contexto mais nítido haha.
Quando eu era mini gafanhoto, meus pais compraram uma casa e colocaram no meu nome, usufruto da minha mãe, desde então sempre alugamos ele, mas eu só fui ter conhecimento financeiro e entender como que funcionava as coisas agora bem mais velho, dessa forma vi que esse imóvel dava prejuízo, tanto financeiro quanto mental, fora o fato de que o aluguel que às vezes recebíamos era muito baixo para o valor do imóvel (cerca de 700 reais). Fiz a venda desse imóvel por 250 mil, eu estava esperando que conseguisse uma consultoria, mas infelizmente o valor que tenho investido ainda não é o suficiente ("ainda", fé q vai), sendo assim estou bastante perdido em como prosseguir.
Eu tenho o hábito de investir 3 mil por mês, isso já tem quase 2 anos, invisto em Tesouro selic, ações nacionais e internacionais, FII's e cripto (atualmente estou no estado de balanceamento de carteira, pois antigamente só investia em FII's).
A dúvida é, vocês tem alguma ideia de como investir esses 250 mil, se invisto tudo de uma vez, se divido pra investir 10 por mês durante 25 meses e deixo a diferença no tesouro selic, qual percentagem eu coloco para investir em cada tipo de ativo (minha meta é a longo prazo), e também tenho que reavaliar as notas da minha carteira, não sei se pode enviar aqui para ter uma 2° opinião.
E já de quebra, ainda não fui atrás de um contador, pois falta bastante tempo, mas alguem ja passou pela minha situação dessa questão de usufruto? Pois na teoria não fui em quem comprei o imóvel, nem sei que moeda era, o valor etc. Só fui responsável pela venda. Tenho que declarar? e ainda vão me cobrar imposto?