Olá Ricardo, obrigado pela resposta.
O caso que descrevi é diferente do que foi apresentado no módulo de declaração do IR. Esse é um bônus da companhia que trabalho. A tributação em cima da bonificação sobre o trabalho é diferente da sobre o ganho de capital sobre ações. No primeiro caso vai depender da renda, no segundo é sobre o ganho de capital sobre a venda.
Sobre a nova lei ela irá mudar muito, não somente para os grandes investidores. Inclusive está previsto a abatimento de prejuízos caso haja venda com prejuízos de ativos no exterior (similar ao que temos hoje no mercado de ações nacional). Hoje existe isenção fiscal para vendas de até 35k/mês o que não irá existir caso o projeto seja aprovado como está. Outro ponto em pauta é o pagamento de impostos somente uma vez por ano.
Sobre não vender uma ação, isso é muito particular. Imagine que esse valor pode ser muito considerável comparável ao meu patrimônio e estar vinculado a empresa que tenho meu principal rendimento. Caso a empresa apresente algum problema estrutural eu teria um prejuízo duplo (perda do emprego e do investimento).
Entendo que a comunidade seja buy&hold mas muitas pessoas ainda vão precisar vender para usufruir do investimento, obter benefícios fiscais, ou até mesmo para grandes emergências.