Olá. Trabalho em uma empresa agora por 10 anos. Desde o início sou vinculado ao plano de previdência, mas só agora estou aportando o máximo que é possível com contrapartida da empresa. Sim, ela da 1:1 e mesmo assim, fiquei de fora por um tempo. Para começar as 2 taxas (ou deduções como diz o fundo) no ato do aporte já levavam embora de 8,5% (média), tanto meu quanto da empresa e eu nunca gostei, além disso, no meu primeiro ano houve uma atividade fraudulenta que derrubou 10% do valor da cota de todos os participantes, mas isso me fez correr do fundo, mas nunca me desligar por que é praticamente se desligar sem perder o plano de saúde.
Enfim, como resultado hoje estou no fundo e possuo outras 3 aplicações da mesma natureza por fora, para pegar os 12% de dedução. Mas tenho zero convicção nos fundos que tenho, pois foram indicações do assessor, que tem os interesses acima do meu, lógico.
São eles:
Capitânia Prev Advisory Icatu FIRF CP - CNPJ 27.239.065/0001-40.
ARX DENALI XP SEGUROS PREV FI EM COTAS FI RENDA FIXA CRÉDITO PRIVADO - CNPJ32.318.938/0001-40
ICATU VANGUARDA ABSOLUTO FI PREVIDENCIÁRIO RENDA FIXA CRED PRIV - CNPJ 21.494.444/0001-09
Hoje, aos 40, um pouco mais esclarecido e aqui nas AUVP pretendo manter a isenção dos 12% no IR e usufruir isso de alguma maneira.
Na minha opinião os 3 fundos que possuo por fora estão na mesma correlação positiva, ou seja, não preciso de 3, apenas de 1. Todos tem diferentes Taxas de administração, sendo a menor de 0,45% (Icatu) e a maior 1,25% (capitânia).
Eu fiz a aula do tópico 2 da previdência privada, mas não sei se haverá aprofundamento do tema nas outras aulas. Estou correndo contra o tempo, estou um pouco atrasado com a turma.
Agradeço qualquer orientação dos colegas.