Jump to content

Odilon Fernandes Junior

Turma 23
  • Interações

    85
  • Entrou

  • Última visita

Respostas da comunidade

  1. Odilon Fernandes Junior's post em Mudanças!! foi marcado como a melhor resposta   
    Olá João, vamos lá.
    Opções:
    Carro: um veiculo automotor 1.0cc, chamado popularmente de carro econômico, tem os custos: IPVA RJ é 4% valor de mercado carro flex e 1,5% p/ veículos com GNV. Seguro (não é obrigatório, mas, em grande cidade é necessário), coisa de 0,5% do valor do carro (se for motorista jovem isso fica mais caro um pouco). Custo com combustível (etanol, gasolina ou GNV), veja os preços na sua região. Além de IPVA, o Estado tambem cobra Taxa de Licenciamento, $242,26 BRL em 2023. Há de se avaliar, dentro do preço do carro que comprar, se pagará a vista ou se terá financiamento. Gasto com Combustivel depende do carro e do combustivel em si, mas, pra ficar facil, coloque 3 litros de combustivel (ou 2m² de GNV) para esse trajeto especificamente. Saiba que o carro deprecia (vai perder dinheiro - valor do carro - ao longo do tempo). Quanto mais usado (mais Km rodados) o carro tiver, mais vai gastar com reparos/manutenções mas vai desembolsar menos na compra. Quanto mais novo, menos com manutenção e mais desembolso na compra. Esse é o lado ruim. Beneficios, basicamente, seu direito de ir e vir quando quiser, onde quiser, com conforto e segurança. Faça os cálculos aí pra veículos de seu interesse e veja quanto terá de desembolsar para manter os benefícios. Fiat UNO 2015 com quase 100mil Km, $ +/-33mil reais; Chevrolet Corsa 2011, $ 26 mil; Ford Ka 2017 $38 mil; Onix 2019 $ 48mil... Apenas para exercicio.
    Motocicleta: Moto de 150cc. IPVA 2% do valor do veiculo. Seguro pode ser até mais caro que o do carro. Taxa de Lincenciamento $242,26. Você pode comprar até Zero Km, uma vez que o preço de aquicição de motocicleta é muito menor que de automoveis. Combustive, é etanol ou gasolina. Cosumo bem menor, uma moto de 150cc deve fazer seu trajeto diário com 1L de combustível. Entre em websites de lojas de sua região. Basicamente moto é Honda e Yamaha. Bons preços e confiáveis/duráveis.
    Bicicleta: você já mencionou não ser boa ideia. Mas, analiticamante, poderia comprar um boa bicicleta de uns $3mil. Existe seguro para bicicletas, caso não saiba. E nada mais além de seu equipamento de segurança.
    A pé: "loucura"! (risos)
    Ônibus. Existe o fato seguranção que o preocupa, mas, financeiramente, é só colocar o custo das passagens para ida/volta (eventualmente, a empresa pagaria por isso)?
    Trem/Metrô: mesmo racicínio pro ônibus caso exista itinerário que satisfaça os locais origem/destino.
    Uber/99. Basta simular o trajeto no seu app, ver o preço da viagem, ida/volta, multiplicado por dias trabalhados (22,24... ao mês).
    Carona. Algo bem complicado, mas, se for possível, pode ser uma boa, com bastante adaptação sua e da outra pessoa.
    Aluguel de carro: verificar em website de locadora (Localiza, por exemplo) quanto é uma mensalidade para aluguel anual pessoa física. Adicionar preço do combustivel utilizado que é por sua conta. Todos os custos com imposto, manutencação, reparos, seguro são da Locadora. Se houver sinitro você tem de arcar com o valor da Franquia do seguro (atenção nisso).
    Moto táxi (se existir esse serviço): Se for uma opção válida, mesmo raciocínio pro transporte público anterior ou uber.
    Alugar um quarto pra morar durante a semana perto do trabalho: Custo do aluguel, alimentação, eventualamente, se não incluso no aluguel (água, energia eletrica, wi-fi, e gás).
    Decisão mais dura (!): por quanto quanto tempo se vê nesse trabalho? Eu penso que sua decisão nas opções acima (ou outra que decidir tomar com relação a como se deslocar pro trabalho) tem de se levar em conta também se esse trabalho atual é pra longo prazo. Ou seja, "vou comprar um carro", um monte de despesa, financiado, etc... Mas estou nesse trabalho temporariamente, uma vez que almejo algo diferente pro futuro. Nesse caso, talvez devesse se arriscar no transporte público ainda que veja risco nisso, ou mixar, ônibus no horário mais seguro e Uber no horário mais arriscado. 
    Se é um trabalho pra longo prazo ("não tenho nenhuma expectativa de mudar de emprego ou do endereço do emprego x residência se tornar mais próximo), aí você deve investigar as opções de transporte particular (carro ou motocicleta). Neste, calcular um cenário financeiro que se encaixe em seu orçamento (pra não "comprar " dor de cabeça ao invés de comodidade) e investir nisso.
    Sem querer decidir pra você, pois isso é você que tem que construir o cenário adequado, a motocicleta, semi nova, se possível, comprada a vista, seria um razoável decisão. Tem custo de impostos e com combustivel bem abaixo do automóvel; é mais rápido que bicicleta; é menos confortável que carro... Mas, resolve o problema até que você esteja estruturado pra fazezr o upgrade pro carro, ou, quem sabe, viver e trabalhar na mesma vizianhaça novamente.
    Felicidades!
×
×
  • Criar novo...