@Edison Luis Paulini, poxa!! Muito obrigado! Eu fiz uma análise de histórico de titulos do TD prefixado e IPCA+. Coloquei os dados numa planilha do Excel e obtive as seguintes médias:
IPCA+ 5,4% aa
Prefix 11,5% aa
Investindo acima desses valores, estarei acima da média histórica. Massss passado não garante futuro.. isso é so uma media. Pra IPCA mesmo, invisto sempre, independente do valor, mas pra prefixado so invisto em Tesouro acima de 11,50%.
Ai, a partir dessas medias, montei meu contrafluxo que ficou assim:
Pra CDB's e LC's (Prêmio de risco 30% a partir do TD, ou seja, varia de acordo com o valor do titulo do governo, nesses exemplos foram IPCA+ 5,40% + 30% / PRefixado 11,50% + 30%) - Pra desconto do IR (isento), considerei uma taxa média de tempo de imposto entre 22,5% e 15% = 18,75%
Pra Debentures e CR's (Prêmio de risco de 40% a partir do TD, ou seja, varia de acordo com o valor do titulo do governo, nesses exemplos foram IPCA+ 5,40% + 40% / PRefixado 11,50% + 40%)
Minha dúvida que vc sanou bem, seria se eu somaria os valores investidos e ia investindo conforme contrafluxo. Farei isso tambem. Penso q fica mais fácil. Eu tinha separado por indexador, mas da muito trabalho procurar e somar um por um.. No fim, é so ir reequilibrando a carteira de acordo com o valor e titulos com melhor oportunidade, ou seja, vou apenas analisando quais indexadores faltam e tento ir completando com eles.
Obrigado!