A minha previdência é VGBL Progressiva da Sulamerica, com início em 20/12/2012 e taxa administrativa de 2,5% (depois que comecei o curso que descobri isso).
Tenho visto muito falar sobre a PGBL Regressiva para quem faz declaração completa de IR. Meu IR é bem alto porque sou funcionária pública e ele é recolhido na fonte. Tenho restituição todos os anos, mas estava pensando em tirar o $ dessa VGBL e passar para um PGBL pra eu ter os 12% de abatimento na minha renda tributável e poder pagar 10% no resgate (a longo prazo) ao invés de 27,5% hoje. Sei que no PGBL o IR é sobre toda a renda acumulada, mas eu teria que pagar IR sobre esses 12% de qualquer jeito, então melhor pagar uma porcentagem menor(não sei se o meu raciocínio está correto)
Porém, pra eu resgatar a VGBL já vem descontado 15% de IR e provavelmente pagarei a diferença dos 27,5% quando esse resgate se juntar à minha renda tributável.
A corretora está me oferecendo planos bem melhores que o meu, com taxas de 0,7% e rentabilidade média de 13%, para eu fazer portabilidade ou mudar de plano. Mas estou em dúvida se resgato e compro um PGBL ainda esse ano pra ter o desconto do IR ou se coloco em outro investimento.
São muitas dúvidas.....você @Nascimentoou alguém mais poderia me ajudar, por favor?