Jump to content

Francisco Vianna

Turma 25
  • Interações

    403
  • Entrou

  • Última visita

Tudo postado por Francisco Vianna

  1. Rapaz, eu não sei quando vc começou a investir, mas pra quem tá no mercado de 2022 pra cá, mesmo que no positivo.... Foi muita porrada e muito sangue! Agora, hoje HOJE mesmo, 08/05.... só alegria!
  2. Eu acho tão parecido... muda uma coisa aqui outra ali.... mas confess que já tem muito tempo que eu só uso o Google (sou usuário básico de excel). Me atende perfeitamente, salvo um ou outro caso.
  3. Só acredito na opinião de quem já usou e funcionou. Eu sempre paguei seguro viagem mas nunca precisei. Então não sei se é bom =P Fiz há muiiiiito tempo 2 vezes com a assit card. Se vc tiver o master black da auvp, eu acho que tem seguro viagem, não?
  4. Eu mantenho a minha planilha no Google Sheets mesmo, pra evitar esse tipo de coisa.
  5. XD Não que eu saiba. Vc tem que recuperar em todas as corretoras, individualmente. Sugiro que vc procuro o "treco lá" que antes era Modal. Acho que nem o portal do investidor da B3 consegue, então eu diria que não. Talvez alguém com mais conhecimento possa confirmar. Dureza isso aí, viu... Aproveito e deixo a dica pra todos: atualizem seus preços médios no BTG.
  6. Você tá ciente do risco do tag along? Ele está mensurado no seu diagrama? Então, pra mim, é neura mesmo. 99% da comunidade considera tag along um critério eliminatório. Mas se você julga o contrário e tua alocação tá protegida desse risco, então segue em frente.
  7. Acho que só porque pra cada novo mercado, deve ter uma pá de burocracia pra disponibilizar, e isso ainda não foi feito pros ETFs irlandeses. Mas salvo engano, eu acho que o Raul já falou que tava tramitando.
  8. Isso é o que a Louise Barsi chama de "Preço Mérdio" kkkkk Mas aqui na nossa seara, vc precisa primeiro ver se o ativo de fato perdeu os fundamentos. Pq simplesmente "não estar perfomando bem" parece que vc está olhando cotação/proventos, e isso não deveria ser suficiente nem pra parar de aportar, muito menos pra vender. Agora.... no mundo real: se vc tem pouco, comprou quando não sabia nada de investimento ainda e tá arrependido... talvez caiba uma venda. Mas aí tu vai ficar alocando mais dinheiro no ativo que vc vai vender? Qual o sentido? Ou bota em quarentena e esquece. Ou aceita o nabo e vende.
  9. O diagrama não considera rentabilidade. É uma ferramenta de análise de risco baseada no quanto vc tem alocado numa empresa e no risco que ela tem (representado pela nota do ativo). Logo, se nào considera rentabilidade, o PM é irrelevante. O que ele faz é uma média ponderada entre os ativos de mesma classe. Ex: Vc tem 200k investidos e colocou como meta 30% em ações (60k). Vc tem: WEG - Nota 15 Klabin - Nota 10 Vale - Nota 5 (soma das notas = 30) Logo, vc deveria ter: 15/30 = 50%. x 60k = 30k em WEG 10/30 = 33,33% x 60k = 20k em Klabin 5/30 = 16,66% x 60k = 10k em Vale. Aí ele vai sugerindo aportes pra que vc mantenha 3essas proporções.
  10. Fica tranquilo. Voce tinha 1 nota de 100 reais. Agora tem 10 notas de 10 reais. Só leva um tempinho pros sistemas se adequarem e mostrarem a informação correta.
  11. Uma sugestão: não mexa na sua carteira até acabar o curso. No módulo 8 vai ficar mais claro o porquê. Mas a analítica diz que é bomba pq: - Não tem tag along - Histórico de divida recente alta (embora esteja decrescente e num patamar ok hoje) - Não tem lucro consistente. (mas hoje está lucrando) Repara que é uma forma de analisar e classificar o ativo. É um bom parâmetro, mas vender só por isso talvez não seja a melhor idéia. Novamente: faz o curso as coisas vão aos poucos se esclarecendo.
  12. Sendo prefixado, no início de 2025, vc deve estar com uma taxa bem interessante. Juntando isso ao fato de que vc diz ser um valor irrisório, eu esperaria a queda da selic e olharia pra isso como um teste de marcação a mercado.
  13. Respondendo sério agora: nunca tinha ouvido falar. Mas esse taxa é agressivíssima, não tem como oferecer um ganho desse garantido e ser sustentável. Eu dei uma olhada na página e é bem bonita! Cita umas personalidades, umas empresas.... Mas o Reclame Aqui dela nem verificado é. Joguei no google "allu invest cvm" Resposta gerada (to com preguiça de verificar a informação): "A plataforma Allu Invest, que permite investir em eletrônicos alugados, não está diretamente regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). A Allu Invest opera com base na Lei 10.931/2004, que trata da emissão de Cédulas de Crédito Bancário (CCBs), e não na regulamentação da CVM para investimentos em ativos financeiros" Mas o site diz que é regulado pelo BC
  14. Olá, @Sameer Rajesh Dowlani, tudo bem? Muito legal sua pergunta, me colocou pra pensar! Tem alguns aspectos que vale a pena refletirmos em cima antes de uma resposta: 1) Acho que a primeira coisa que precisamos lembrar é que com o ciclos de mercardo funcionando como funcionam, sempre teremos algum tipo de "oportunidade sistêmica", ou seja, alguma classe de ativos desfavorecida. Por definição. 2) Por mais que a renda variável como um todo fique cara em cenários de selic baixa devido a migração de capital para esses ativos, individualmente sempre acharemos alguma coisa que terá espaço. 3) Se vc tem uma estratégia, ela vai continuar valendo e tirando um pouco esse peso de interpretar o cenário. Dito isso, acredito que os ativos mais interessantes seriam de renda fixa indexados a percentual do CDI. Isso pq com uma selic a 2%, aparecem títulos pagando 135, 140, 145% do CDI. Imagina quem pegou isso lá em 2021, 2022, e travou 145% do CDI por 5, 6 anos. Tá com rentabilidade bruta de 21, 22% a.a agora. Agora, só esse fato Pra mim já é o suficiente pra realizar. Imagina que tu tem uma barraca de açai, foi pra rua pra vender 100 de 13:00 às 00:00. Aí 16:00 tu já vendeu 97. Tu vai ficar aberto até 00:00? Vai pra casa tomar uma gelada! Quando vc junta com esses outros pontos que levantei, acho que fica bem vantajoso. Você tirou quase tudo que podia dali. Realiza e redestribui na sua estratégia.
  15. O problema desse tipo de pergunta é que ela descontextualiza o ativo da estratégia. E não to falando isso do ponto de vista de quem nunca fez isso, pelo contrário. Mas quanto mais o tempo passa, mais eu tento resistir a essas "tentações", pq se elas estão por fora do diagrama, elas estão por fora da gestão de risco da sua carteira. Eu particularmente já tomei porrada demais assim. Tá ficando difícil olhar um ativo e pensar "é oportunidade". Se vc já investe nele, talvez dê pra forçar uma barra. Vai desbalancear, mas ele já tem um papel e uma alocação definida. Depois vai corrigindo. Agora, se vc ainda não investe nele..... uma janela de preço aparentemente boa não deveria ser motivo por si só. Só lembrando que PETR estava na casa dos 3 reais em 2013 (salvo engano)
  16. A empresa está inteira em Boipeba! Acho difícil alguém postar isso ainda essa semana.
  17. É, eu voltei lá no outro tópico pra ler com mais calma o que tinha acontecido. Deixa quieto então. Valeu, @Henrique Magalhães
  18. Comecei a assistir a live meia hora atrasado hoje e perdi. Alguma chance de compartilhar por aqui pela comunidade? (Pergunta honesta. Se não der, tá tudo certo)
  19. Se vc investir no seu nome, tem que declarar os investimentos, não tem jeito. E se vc tem esse dinheiro pra investir, ele tem que ter vindo de algum lugar. Então ao investir você vai precisar declarar a origem desses recursos, não tem muito jeito até onde eu sei. O melhor é procurar ajuda de um profissional contador caso não seja fácil declarar esses valores. Acho que vc deveria se informar direito sobre isso antes de começar a investir!
  20. kkkkkkk Essa história de Barbie é um fenômeno curioso....
  21. Muito cuidado com isso, @Andre Cavalcante Vaz. A primeira coisa a dizer é que você não deve recomendar investimentos. Só quem pode fazer isso são profissionais devidadamente qualificados e registrados. Vou te dizer umas verdades meio duras, mas espero que entenda: a situação parece complicada do meu ponto de vista. 1) Seu pai tem 53 anos e nunca pensou em aposentadoria. O melhor que ele pode fazer é pensar agora no que pode fazer: mudar um pouco o estilo de vida pra fazer uma reserva. Trazer alguma organização financeira pra vida dele. Pode ser a melhor forma de você ajudar seu pai. 2) A casa do seu pai é o que vai trazer alguma segurança pra ele na velhice. Numa conta de padaria: 400k rendendo 10% ao ano é 40k. Desses 40k ele vai ter que aportar pelo menos 10k (25%) pra acompanhar a inflação, restando 30k por ano. É menos de 3 mil por mês pra viver de aluguel, com ZERO patrimônio. 3) Se eu fosse você, começaria a me preparar pra ajudar seu pai quando ele parar de trabalhar. 4) Procure saber a possibilidade de plano de saúde, por exemplo, caso ele não tenha. Se vc for clt e puder colocá-lo de dependente, faça isso já e não pare de pagar nunca. 5) (chute no escuro, não sei mesmo se faz sentido) Talvez valesse a pena verificar que tipo de renda ele conseguiria pelo INSS, fazer as contas considerando idade e contribuição possível pra ele. Tentando ser um pouco mais otimista: 6) Qual a saúde do negócio do seu pai? Ele ainda tem gás pra tentar crescer nessa fase da vida? Você trabalha com ele? Se ele tem um negócio, um movimento estratégico pode mudar a realidade dele nesse momento.
  22. Não vejo nada. Ces tão tudo doido
×
×
  • Criar novo...