Hoje só jogo casual também, jogava CS-GO, mas vou contribuir com 10 centavos aqui.
Na minha visão, como opção de investimento/diversificação é um péssimo mercado. Cada jogo tem uma um mercado com dinâmicas diferentes então você teria que dedicar muito tempo e trabalho para atuar num mercado selecionado dependendo do jogo que você curte.
Vamos lá,
Pegando a visão dos jogos de FPS que é o caso do Counter Strike (não sei sobre os demais mercados), existem opções de você ganhar dinheiro com skins através de criação, troca, revenda e SORTE abrindo as caixas.
Criar skins não é investimento, assim como abrir caixas na sorte também não é. Então vamos falar de troca e revenda.
A Steam tem um mercado flutuante que funciona também na base oferta e demanda, com uma variável adicional aí que é a questão de raridade, mas está longe de ser um mercado de ações.
Olha uma skin que eu comprei em 2019, pelo preço de R$ 45 reais
Olha o último gráfico dela:
Em questão de valorização, em grande maioria, as skins tendem a desvalorizar pq vai deixando de ser relevante conforme vão surgindo novas skins. Raras exceções são skins utilizadas em campeonados mas novamente, é contar com a sorte kk imagina, algum player famoso ter que fazer uma jogada foda com aquela skin só pra ela valorizar.
Já escrevi demais,
mas pensa nos seus objetivos. Pode ser que faça sentido se você é uma pessoa bastante ativa nos jogos e tem "bom olho" para itens de raridade, ou se planeja algo como streamer ou ser um player profissional no seu futuro. Mas pra ter como investimento de forma geral, acho que não vale a pena.
Se quiser trocar uma ideia a gente fala mais aqui ou pelo privado também