Tenho 96% da minha carteira em renda fixa, o restante criei coragem no meio do ano de começar com fii.
Conclui o módulo de renda variável e gostaria de começar a ver algo sobre ações. Pensei em começar a pesquisar pelo setor elétrico, pois é um setor perene.
No site do investidor 10 coloquei no campo pesquisa > setor: utilidade pública, subsetor : energia eletrica, segmento : energia eletrica.
Apareceu 30 empresas, comecei a pesquisar uma por uma no site investidor sardinha procurando a princípio alguns filtros como : data fundação ( raul fala que as mais antigas seriam melhores) , data de ipo, tamanho da empresa, o que ela faz ( se é distribuição, transmissão, comercialização etc) .
É assim mesmo que vcs fazem ? Existe jeito mais prático para fazer uma filtragem como por exemplo filtrar só as empresas de transmissão ?
Vi em um tópico que o setor de transmissão era bom, na aula o Raul até dá o exemplo que as empresas que comercializa tem mais riscos pela possível inadimplência dos consumidores etc. Do setor se transmissão, que só faz isso , só achei a Taesa que é uma small caps .
Ainda não analisei os indicadores fundamentalista de nenhuma dessas empresas, pois estou perdida em o que exatamente filtrar nesse momento, mas acho inviável analisar indicadores fundamentalistas de 30 empresas. Certeza que antes do meio do caminho ja ia estar maluca analisando tantos números de tantas empresas ...
Como voces fazem ? existe alguma forma de conseguir organizar isso melhor ?
Seria prudente colocar mais de uma empresas do setor elétrico na carteira ?
Ser blue chip seria um diferencial em uma análise?
mesmo assistindo a todas as aulas estou bem perdida...Meu objetivo seria me expor um pouco na renda variavel sem muitas emoções, escolhendo boas empresas que nao vai ficar me dando sustos...
meu marido quando era solteiro comprou ações na petrobras, perdeu dinheiro e tem um certo trauma da bolsa,eu to tentando aprender para diversificar nossa carteira.