Esse post é bem legal pra começar a fundamentar expectativas e descobrir quais são realistas e quais fazem parte de um nicho extremamente pequeno que não tem formula atingir, pq quem chegou nesse lugar foi quem tava desbravando as incertezas - e quando você é um dos poucos caçando tesouro, a recompensa é alta!
Você consegue usar sites como GlassDoor e ver a faixa salarial de desenvolvedores em diversas área e com diversos níveis de experiencia.
10k/reais por mês é começo de carreira, mas depois de uns 3 anos de experiência e trabalhando para empresas em SP
Não conheço vagas Junior nesse valor. Se existem, a regua deve ser bem alta.
Sobre a parte "R$ 50k / mês hoje também estaria feliz" é que eu acho que as suas expectativas estão bem altas...
Não sei seu nível de senioridade, mas conheço poucas pessoas que estão nessa faixa salarial. Uma delas é o desenvolvedor mais competente que já conheci e hoje ele é Staff Engineer na Uber.
Se você se enquadra nesta categoria de experiência, essa faixa salarial você vai encontrar em cargos da Amazon, Facebook, Uber. Um pouco abaixo dessa faixa, uns 35k/mes sei de um colega que foi para o iFood também como Staff Engineer.
São pessoas com bastante bagagem, já desenvolveram diversos softwares, já sofreram problemas reais e essas coisas fazem parte do valor que eles levam. Sabem discutir alternativas com gestão, poderar dificuldades, prazos. Não são apenas aqueles nerds de porão fazendo software adoidado.
O meu ponto é que eu acho difícil achar uma receita que prepara especialistas. Você começa atuando em algo genérico e vai se aprofundando conforme os problemas vão surgindo e a responsabilidade vai aumentando.
Só para me expor como exemplo: meu salário como Sênior é de 14.5K de salario base + 2.5k pois sou plantonista de algumas aplicações. Empresa "grande", FinTech brasileira de capital aberto.
Sobre como achar algo que poucos sabem, um exemplo que eu vi acontecer foi com o pessoal que trabalha com BI para ajudar a empresa a tomar decisoes baseada em dados tava em alta, e tinha gente não sabia nada dos modelos estatísticos que eram empregados nas analises de classificação/clusterização e ainda assim estavam nadando o hype com salarios de 10k. Saber mais do que eles, ser especialista na área e não apenas fazer 3 cursos da Alura/Udemy e buscar vagas de quem terminou tutorial.
Boa sorte e sigo aberto para discutir/contribuir/aprender!
Abraço!