Dia curioso para receber o email do Raul sugerindo uma carta para o meu passado: meu aniversário de 62 anos!
Terminei o curso essa semana e fiquei pensando que me atrasei uns 20 anos. Que devia ter feito o curso lá nos idos de 2000 e pouco, quando achei que devia investir algum dinheiro, me aventurei com umas ações (da Vale, que é bom investimento), mas fiz tudo errado, perdi dinheiro, botei meu rabinho no meio das pernas e voltei pro Banco do Brasil, já que era funcionária pública e só conhecia investimento lá (os piores do mundo!).
Mais recentemente, fui procurada por corretoras e tive uns assessores horríveis. Perdi mais dinheiro. Ou deixei de ganhar, não sei.
Enfim... Chego aqui, onde finalmente estou entendendo (minimamente) sobre investimentos mas num momento em que o longo prazo não faz tanto sentido.
Mas tenho a sorte de agora ser aposentada, com um rendimento razoável e certa reserva, o que me permite relativa tranquilidade. E, com os novos conhecimentos, mais capaz de entender quais são as melhores opções que ainda tenho pela frente.
Então o que tenho a dizer para o meu passado é: aprenda, adquira conhecimento e aplique o que aprendeu.
E para o meu presente, digo o seguinte: não esqueça os erros do passado porque são um aprendizado, mas lembre que sempre é tempo de aprender mais, passar a acertar mais e, com isso, tornar a vida melhor e preservar o que já conquistou. E sem culpa, porque ninguém nasce sabendo.
Abraço a todos e bom aprendizado!