Jump to content

Gabriel De Oliveira Santana

Turma 27
  • Interações

    35
  • Entrou

  • Última visita

2 Seguidores

Sobre Gabriel De Oliveira Santana

Visitantes recentes no perfil

632 visualizações de perfil

Conquistas de Gabriel De Oliveira Santana

Membro Bronze

Membro Bronze (3/12)

  • Ba-gun-ci-NHA!
  • Descobridor implacável!
  • Puxador de papo!
  • Colocou-se à diposição do capitão!
  • Aceitou o desafio 7 dias sem reclamar!

Badges recentes

67

Reputação

  1. Poxa amigo, tenho uma má notícia ;/ 20241211_214109.mp4 @Gabriel Moreira Galvão acho que te filmei lá sem querer hein! e ai @Eddy Paulini, chamar o VAR aí pra conferir se esse lance vale o badge ou não.
  2. Fiquei meia hora caçando a foto atoa KKKKKKKKKKK, quando vim postar você já tinha postado
  3. Fale por você amigo kkkkkkkkkkkkk, 2h00 cheguei no hotel, 7h00 tava de pé pra ir trabalhar
  4. Veja e aprenda É tão bom que de repente yo me puse a bailar
  5. Fiquei 1 ano e 7 meses em Portugal e te digo que vai mudar sua vida. Eu estava no mesmo barco que você. Quando cheguei no meu alojamento, entrei no banheiro pra tomar um banho e pensei: "PUTA QUE PARIU Q Q EU TO FAZENDO AQUI, QUERO VOLTAR PRA CASA". Foi uma puta ansiedade de inicial mas que passou assim que as aulas começaram e conheci a galera de lá e superei tudo em uma semana. Aprendi a cozinhar, me virar sozinho, ter responsabilidades e aperfeiçoei meu inglês. Na Europa tem o Erasmus, que é o programa europeu de intercâmbio, então quase toda universidade que aceita estrangeiros tem uma equipe de alunos voluntários, nativos do pais ou não, que vão te ajudar e realizar eventos pra todo mundo se conhecer. É normal que você tente procurar outros brasileiros, mas não se limite a isso. No meu intercâmbio, tinha uma galera que ficava incomodada com pessoas que só interagiam com quem era da mesma nacionalidade, mesmo que você não soubesse muito inglês (muitos lá dos outros estrangeiros também não sabem, as vezes nem a língua local direito, no seu caso, alemão), a maioria se esforçava e com o tempo aprendia. Por acaso fiz muita amizade com o brasileiro lá, mas assim como eu, ele também estava interessado em interagir com todo mundo também, e por isso muitos estrangeiros gostavam da gente porque tanto eu quanto esse amigo se misturava com todo mundo. Fiz amizade com pessoas de Gana, Cabo Verde, Portugal, Itália, Eslovênia, Turquia e foi uma convivência ótima. Inclusive esse ano vou passar minhas férias na Europa para reencontrar algumas dessas pessoas. Dica: Se quer fazer amizade com um italiano, chame ele pra tomar café todos os dias, ele vai te adorar por isso, eu tenho como provar (o da esquerda sou eu)
  6. Ainda fiquei confuso de como melhorar/substituir esse critério do meu diagrama. Você citou tentar uma previsão da receita e depois cita importância de analisar não só custos, mas sim também a amortização de dividas. Você me deu os dados, mas não entendi o que faço com eles, que formula eu monto e o resultado disso vai me trazer o que? Pra mim ficou estranho porque desde o início, a minha preocupação foi justamente com a falta de receita não recorrente por algum desastre/sazonalidade muito aguda. O que me motivou a criar esse critério foi quando fui analisar a ENAT3, que no 3T23 teve boa parte da produção de petróleo paralisada para manutenção do sistema de bombeio deles no maior campo de exploração que eles tinham, Campo Atlanta (aliás criei um 2º critério junto no meu diagrama para identificar empresas com que são "monoativo"). O que me veio na cabeça foi: "e se acontecer algo assim e a empresa não tiver caixa para honrar seus compromissos até que a receita volte ao normal? então tenho que me preocupar se ela tem caixa". Claro que ela poderia fazer novas dividas para pagar no futuro e seguir a vida, mas fazer isso toda hora e, principalmente, se já for muito endividada, me parece pouco razoável, melhor que ela tenha caixa pra sobreviver sozinha. Esse foi meu raciocínio, parece fazer sentido ou é muita paranoia?
  7. Não entendi muito bem como ficaria formula. Mas todo o resto da explicação eu entendi, inclusive voltei na sua primeira resposta e começou a fazer sentido pra mim
  8. @Adriano Umemura Meu texto ficou mal redigido. Eu uso os custos do TTM, e uso ele "supor" que no próximo semestre, o custo será metade disso. Sobre o porquê de usar um semestre, resposta: totalmente arbitrário, a maioria das empresas que eu peguei pra analisar não estão cumprindo esse critério e me pareceu um valor de corte bom. Então FCFF = FCI + FCO certo? O que significa "gerar valor para o credor e para o acionista" e porque é o FCFF que me indica isso? O FCO eu entendi que é o resultado do que entra e sai relacionado à operação, agora o FCI eu não entendi bem o que é, talvez seja por isso que não entendi muito bem o FCFF Então FCFE = FCI + FCO + FCF certo? O que seria um "valor direcionado para capital de terceiros"? Também não entendi muito bem o que é FCF, por conta disso não entendi bem o FCFE Porque eu uso apenas FCFE para avaliar a empresa? "fluxo de caixa descontado" mais um Fluxo de Caixa que não sei muito bem o que é São tantos Fluxos de Caixa que me deixam confuso em saber a diferença de um pro outro. As vezes parece que cada lugar que pesquiso um Fluxo de Caixa, me traz uma definição diferente. A minha preocupação era esta daqui abaixo e me pareceu que comparar Fluxo de Caixa Livre e Custo seria uma boa, mas agora eu não tenho certeza se essa comparação realmente faz sentido.
  9. Se pra tirar a carteira você vai gastar um total que equivaleria a 2 meses de aporte, me parece que vale a pena tirar. 2 meses de aporte me parece um impacto bem baixo (se fosse tipo um ano de aporte, seria outra história) Simulando aportes mensais em 120 meses (10 anos) - Sem CNH Simulando aportes mensais em 118 meses - com CNH se o custo for de 2 meses de aportes (redução de 2,5% do valor final) Simulando aportes mensais em 108 meses - com CNH se o custo for de 12 meses (1 ano) de aportes (redução de 15% do valor final) Note que dois meses não tem um grande impacto, diferente se fosse tipo 1 ano. Então acho que vale a pena, pra quando você precisar e ter um carro, você tem uma CNH que agora renova a cada 10 anos. Sobre o esse PL ai, foi proposto em 2020 e até hoje não tem data pra ser pautada. Mesmo que seja aprovado, não significa que você não vai pagar nada, apenas que você não é obrigado a fazer as aulas, mas você vai precisar aprender em algum lugar, pago ou não, para se preparar para as provas escritas e de rua, principalmente a de rua que não testa se você sabe dirigir, mas se você segue os padrões que o professor te ensina, sem os vícios de quem já sabe dirigir (olhar retrovisor, fazer baliza, dar seta sempre, olhar pra trás antes de sair do lugar, etc), então acho que, além de pagar as taxas obrigatórias do governo, acho difícil você conseguir passar na prova de rua sem fazer aula com um instrutor de auto escola. Eu mesmo paguei 5 aulas a mais de rua porque não me senti seguro para fazer a prova, e funcionou, passei de primeira, mas tomei 3 pontos de infração (máximo era 4 na epoca). Vi gente que fez só as 20 e passo usem infrações e outros que já fizeram 30, 40, 50 e não passaram. Não fique esperando o governo fazer o milagre, faça você mesmo.
  10. Resolvi colocar no meu diagrama a seguinte pergunta: "O fluxo de caixa livre do ultimo ano cobre os custos do próximo semestre? (fluxo de caixa livre/custo maior que 0,5)". Meu objetivo seria identificar empresas que, em caso de alguma calamidade não recorrente, possam custear sua produção por um semestre mesmo sem receber nada, apenas torrando o seu caixa (deixo livre a opinião de vocês se faz sentido pensar nisso). Porém fiquei com algumas duvidas: 1) Percebi que a formula de definir Fluxo de Caixa Livre (FCL) é diferente e algumas plataformas, em qual devo confiar?. Status Invest faz FCL = Fluxo de Caixa Operacional (FCO) + Fluxo de Caixa de Investimento (FCI) Tradeview faz FCL = FCO - CAPEX Outros lugares ja vi fazer FCL = Fluxo de Caixa Operacional (FCO) + Fluxo de Caixa de Investimento (FCI) + Fluxo de Caixa das Atividades de Financiamento (FCF) Em um caso especifico, estou vendo a VVEO3, em 2022: No Status Invest ela me diz FCL = -1.226,19 No Tradeview ela me diz FCL = 380.51 No Formulário de Referência da VVEO3 me diz FCL = FCO + FCI + FCF = -322.288 (Aumento das Disponibilidades) Além disso, reparei que esses valores parecem ser de aumento/diminuição de caixa, não o valor final. Vendo a VVEO3, em 3T23: No Tradeview ela me diz FCL = ‪‪89.87 Resultado trimestral da VVEO3 me diz FCL = 122,7 - 419,1 + 713,8 = 417,4 E no fim me diz que caixa final foi para 1033,9. 2) Queria entender a diferença desses tipos de caixas, ou até outros que existam e eu não citei aqui: FCL, FCI, FCF, FCO, Caixa Final. 3) Esses indicadores são de aumento/diminuição do caixa, ou quanto está o caixa atualmente? Ex: Se eu digo que FCO em 2023 foi de 200 Mi, significa que o caixa aumentou 200 Mi ou ele É 200 MI agora? Essa pergunta vale para todos os outros tipos de caixa que citei na pergunta 2.
  11. O que eu fiquei em choque foi que o cara meteu antes do podcast começar um curso de como operar com bitcoins, com bíblia e cruz na mesa pregando o apocalipse econômico. Como se não bastasse, ele diz que tem mestrado e doutorado em finanças, ficou em 1º no ENADE (isso não existe) e depois diz "mas essa autoridade não significa de nada" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK E pra piorar eles tão vendendo o curso, mas ele já está gratuito no Youtube pelo PRÓPRIO CARA. NADA FAZ SENTIDO. Agr eu entendi o rage do Raul na live de hoje
  12. Essa conclusão foi só mostrar demonstrar que formula realmente te leva ao preço de uma ação, seja ela o preço atual ou "preço justo". Meu intuito era mostrar que: Se esta formula me leva ao Preço justo (Pj) de uma ação, considerando um PVP justo (PVPj) de 1,5 e um PL justo (PLj) de 15: Pj = √ (PVPj x PLj x LPA x VPA) Pj = √ (1,5 x 15 x LPA x VPA) Pj = √ (22,5 x LPA x VPA) Então posso concluir que esta aqui me leva ao Preço (P) de uma ação: P = √ (PVP x PL x LPA x VPA) E para provar minha conclusão, deu a sugestão de exercício. Talvez ficou estranho porque no fim da conta ficou como se fosse P = Pj (Preço = Preço justo) Como eu não sei quantificar quanto seria um PVP e um PL justo para diferentes setores ou qualquer outra variável, eu mantenho o 1,5 e 15. Como você costuma definir um PVP e PL justo (se você usa a formula) @Adriano Umemura?
  13. Resolvi usar a Formula de Graham como critério no meu diagrama do cerrado. Porém depois comecei a me questionar a sobre como Graham chegou nessa formula para ver se tinha algum sentido eu continuar usando no meu diagrama. Se você procurar no Google, vai ser perda de tempo, ninguem vai te explicar de onde saiu a formula, apenas ensina-la. Depois de tanto procurar, eu desisti, e do nada, olhando alguns dados fundamentalista de uma empresa qualquer, me veio a luz de como a formula surgiu. Minha reação quando finalmente entendi Achei muito massa e decidi compartilhar aqui. A Formula é essa: P =√ (PVP x PL x LPA x VPA) PJ -> Preço Justo PVP -> Preço sobre o Valor Patrimonial por Ação PL -> Preço sobre o Lucro Por Ação LPA -> Lucro Por Ação VPA -> Valor patrimonial por ação Graham definiu que um PVP é 1,5 e PL é 15. Então o mais comum que você encontre é isso: PJ =√ (1,5 x 15 x LPA x VPA) PJ =√ (22,5 x LPA x VPA) Porém não vamos substituir esses valores, vamos usar a formula que mostrei no inicio: PJ =√ (PVP x PL x LPA x VPA) Acontece pessoal que PVP é Preço (P) sobre o Valor Patrimonial por Ação (VPA) -> logo PVP = P / VPA Agora vamos substituir o PVP na formula: PJ =√ (PVP x PL x LPA x VPA) PJ =√ ( (PJ / VPA) x PL x LPA x VPA) Notem que dá pra que tem um VPA multiplicando e outro dividindo, então um anula o outro, logo posso cortar eles: PJ =√ ( (PJ / VPA) x PL x LPA x VPA) PJ =√ ( PJ x PL x LPA) Agora vamos substituir o PVP na formula: Outra coisa agora é que é PL = Preço (P) sobre o Lucro Por Ação (LPA) -> logo PL = P / LPA Então bora substituir tambem o PL na formula: PJ =√ ( PJ x PL x LPA) PJ =√ ( PJ x PJ / LPA x LPA) Notem que agora temos um LPA multiplicando e outro dividindo, igual aconteceu com o VPA antes, então anula e corta: PJ =√ ( PJ x PJ / LPA x LPA) PJ =√ ( PJ x PJ) Multiplicando os dois PJ do lado direito: PJ =√ PJ² Raiz quadrada anula o elevado ao quadrado, então: PJ = PJ E tcharam, temos uma igualdade dos dois lados. Portanto, se você achou que, assim como eu no inicio, que Graham inventou uma formula tirada do toba cotovelo, a resposta é: Ele "apenas" manipulou formulas dos dados fundamentalistas pra fazer a formula dele. Chegou até aqui e ainda ta duvidando da formula? Faz o seguinte então, pega qualquer ação e substitui os dados delas de PL,VPA,PVP,LPA na formula que mostrei de inicio: √ (PVP x PL x LPA x VPA). Você vai perceber que o resultado dessa conta vai estar muito aproximado com o valor da ação (só não vai bater 100% pq voce não vai usar todas as casas decimais, o que vai dar um erro de centavos) Enfim, é isso
×
×
  • Criar novo...