Olá, @Felipe Gabriel Ferraz Corrêa!
Olha, se a oportunidade surgiu e o preparo você tem - curso de alemão -, vá sem hesitar!
Morei na Espanha por 4 anos. Graças a uma inesperada bolsa de estudos fiz minha graduação toda lá. Saí de casa aos 16 anos e voltei aos 20, já com meu processo de amadurecimento quase concluído. Eu vinha ao Brasil duas vezes ao ano, durante as férias, mas a minha vida durante os 4 anos foi na Espanha. Lá eu estudava, viajava, me divertia e até minhas contas pagava rs.
Um aspecto negativo é que fiquei em uma cidade relativamente pequena: Salamanca. Bela e charmosa, com uma universidade que há pouco completou 800 anos, mas cuja população em geral era mais velha, de cabeça fechada e mentalidade provinciana. Eu pouco interagia com espanhóis, meu grupo social era limitado a brasileiros e, esporadicamente, alguns intercambistas de outros países que passavam por lá.
Ainda assim, a experiência foi fantástica. Aprendi espanhol, comecei a aprender francês, me formei em Ciência Política, visitei uns 10 países e expandi sobremaneira meu conhecimento e minha visão de mundo. Para completar, lá conheci minha namorada, paulistana que fez intercâmbio e que hoje mora comigo em Brasília. Estamos juntos há 9 anos já.
Em suma, abrace a oportunidade! Ainda mais na Alemanha, país extraordinário, de pujante riqueza econômica, cultural, social e linguística.
P.S.: Força com o alemão! Estudei por três anos, cheguei ao nível B2 e dei uma pausa no ano passado. Tava difícil acompanhar o ritmo sem disciplina no estudo hehe. A chance de aprender e praticar lá é imperdível.
Sucesso!