O risco da venda de PUT é mais baixo do que a compra a seco da ação, porque você reduz ainda mais o seu preço médio. Opções é a ferramenta mais avançada e complexa da bolsa, mas não precisa ser esse absurdo de arriscado que o pessoal prega aqui, existem centenas de formas de se operar opções, algumas realmente bem arriscadas e outras com risco tão baixo quanto a simples compra ou venda de uma ação no mercado. Aqui o pessoal apedreja opções porque devido a complexidade, sabem que os alunos farão merda e não querem sujar o treinamento deles com isso.
A questão aqui é conhecimento, certamente você tem botijão de gás em casa e sabe que não pode deixar vazando e acender um esqueiro perto! O botijão no cenário descrito representa risco, mesmo assim você tem em casa, porque tem conhecimento e sabe gerenciar obtendo seus benefícios, como cozinhar sua comida.
Mas precisa ser destacado um ponto que o pessoal aqui realmente tem razão! Opções não é um investimento.
Opções é uma ferramenta de alavancagem e pode ser utilizada sim para especulação, mas também pode ser utilizada para proteção e extração de renda, tudo é questão de conhecimento. Alavancagem não é uma coisa para se ter medo, e algo incrível se você tem o controle. Sabe o carro que você usa para se locomover? Sim, ele é um exemplo de alavancagem, pois você está alavancando a sua velocidade de locomoção, e isso é ótimo! Mas se você acelera demais, aí começa a ficar muito perigoso. Logo, o perigo não é a ferramenta em si, e sim como você faz uso dela.
Muitos aqui deve me apredejar, mas não concordo em moldarem a cabeça do pessoal como se opções fosse o grande vilão. Até o Luís Barsi, maior investidor brasileiro pessoa física utiliza essa ferramenta, podem pesquisar.