Olá, @Marcelo Garcia Oliveira!
Antes de tudo, quero dizer que sou professor de Inglês e ensino crianças de todas as idades. Estou aprendendo alemão, no modo autodidata e ano passado entrei em uma turma de libras básico para adultos. Vou passar aqui algumas dicas sobre o inglês e sobre o aprendizado de um novo idioma.
Primeiro sobre o aprendizado, inglês é relativamente fácil comparado a outros idiomas. O que falta nos adultos é comprometimento e mente aberta para aprender. Uma criança absorve um novo idioma, o mesmo não acontece com um adulto. Você precisa praticar e praticar e praticar, botar seus conhecimentos a prova. Para se manter comprometido é muito importante que você meça seu progresso. No começo é muito fácil ver o progresso, mas, quanto mais se avança, menos você consegue ver as diferenças no seu estudo. Para isso eu já recomendo que você use um caderno para prática de escrita ou estudos, e também algum app de vocabulário (Minha sugestão é o Duocards e o Anki, o primeiro é mais amigável).
Outras ferramentas úteis:
Duolingo: É um ótimo companheiro do dia a dia e você aprende muito no começo, eu não cheguei a fazer o de inglês, mas tomando o de alemão como base, eu já me sinto bem capacitado para ir a Alemanha e não morrer fome kkkk. O lado ruim é que é muito lento para avançar, é realmente um curso bem completo e bem detalhado. Não restrinja seus estudos a ele.
Chat gpt: Para mim é uma ferramenta sem igual. Você pode conversar com ele sobre qualquer assunto, pode pedir dicas de pronuncia, pode perguntar sobre regras, pode pedir para ele explicar de outra maneira, etc etc etc. Existe um milhão de formas de usa-lo para esse propósito.
Agora, sobre o idioma em si. Existem no total 12 tempos verbais no inglês, mas apenas 5 correspondem a 90% do inglês falado. Comece por eles e tudo fica mais fácil. É essecial saber os números, eles aparecem o tempo todo, seja na porta do hotel, o preço de algo ou o número de telefone de alguem, tire um tempo para treinar seu listening para números.
E lembre de praticar bastante com dialogos. Crie seus dialogos e vejá onde você falha, qual palavra você ainda não conhece.
Por último, sobre Cursos! Escolha bem seu curso e não fique dependente dele. Não comece com um curso avançado se você não tá preparado. Faça um básico, mas seja o melhor aluno nele. Faça perguntas e tome a atenção do professor mesmo, não assuma nada, sempre pergunte. Enquanto aluno, meus professores sempre me faziam perguntas mais difíceis e nem sempre eu acertava, mas são a respostas erradas que estamos buscando e não as certas, pois você não aprende o que você já sabe, né mesmo.
Boa sorte nessa trajetória!