Boa noite pessoal,
Tinha feito uma pergunta na postagem do Edison, mas não sei se ficou muito claro, resolvi melhorar o texto e mandar por aqui pra ter a oportunidade de mais gente poder ajudar.
Comprei dois títulos do TD, O IPCA+ 5,44% 2029, e o Préfixado 10,1% 2027 em fevereiro de 2024.
Notei que o IPCA caiu ao longo deste período, e foram oferecidos outros títulos com valores fixos (o que vem depois do +), maiores somados ao IPCA (exemplo: IPCA + 6,33, (onde o 6,33 > 5,44 do meu título) e nisso, eu perdi valor do meus títulos.
Considerando o que o Raul fala no modulo 3, aula 7 parte 1, (de 0:28 s à 0:50 s) e módulo 3, aula 7 parte 2 (de 1:32 s à 1:47 s)
Ficam duas dúvidas:
1: Ele cita "se a Taxa de juros sobe, o preço do título cai" se referindo a SELIC? ou a IPCA? Se for SELIC, qual a relação ? já que o titulo é atrelado ao IPCA (inflação) e não à taxa SELIC (taxa de juros (que ele cita no vídeo))?
2: Se ele nas aulas, estiver se referindo ao IPCA, o que faz aumentar o valor do título quando o IPCA cai, é a taxa fixa que é reajustada e oferecida junto a um IPCA mais baixo ?
Voltando à minha situação, que comprei esses títulos de IPCA+ 5,44% e Pré 10,1%, vale a pena vender e comprar o IPCA + 6,31 e Pré 12,24%, disponivéis atualmente no mercado? estaria vendendo no prejuízo, mas este prejuízo ainda é na faixa de 200 e poucos reais em cada título, que talvez valha mais a pena realizar esse preju e ganhar mais na marcação a mercado nessa nova taxa. Ou levo até o vencimento?
Esses títulos que comprei, ainda são passíveis de marcação a mercado? em que situação? aumento do IPCA? Aumento da "Taxa de Juros"(SELIC no caso)?
Obrigado desde já =)