Bom dia, cardume! Sou Natanael, 33.
Não sei vocês, mas tive muita dificuldades pra superar essa aula. Tentei começar a lista de sonhos, mas nada de concreto saía. Eu simplesmente não consigo visualizar objetivos materiais para mim no futuro.
Comecei a fazer a lista e usar a calculadora com minha esposa do lado e tivemos uma bela discussão relacionada a moradia. Toda vez que eu tento colocar a casa própria como parte da equação (seja 100% custeada por investimentos futuros ou parcialmente por financiamento bancário) a coisa parece perder completamente o controle. Isso porque ao tocar nos investimentos pra adquirir um imóvel, significa remover fundos que já vinham rendendo juros, e que acho fundamental para conquistar a liberdade financeira que almejo.
Meu objetivo principal no momento é gerar R$ 15.000/mês para cobrir nossos custos de vida, que incluem aluguel, alimentação, educação e uma viagem por ano com a família.
Quando eu considero adquirir um imóvel, estaria retirando um recurso considerável que deixaria de gerar renda ativamente pra me gerar um passivo (entre 800k e 1m). Pra minha esposa o mais importante é possuir um imóvel, mais do que liberdade financeira. Pelas simulações que fiz, considerando o que tenho disponível no momento para investimentos, a compra de um imóvel advindo de ganhos com investimentos, e após a compra o restante gerar o valor que almejo, me levaria 25 anos. Ela já estaria com 65 anos, e é um tempo que não quer esperar pra ter uma casa.
Não vejo muita saída. Eu não vou de forma alguma atropelar as coisas e colocar a aquisição de um imóvel à frente da liberdade financeira. A casa TEM que vir depois. Mas temo que ela não vai ter paciência.
Estou começando a montar carteira agora. Venho de uma família financeiramente desestruturada onde investimento e fazer dinheiro trabalhar pra você e só coisa de rico. Infelizmente não tive nenhuma orientação antes. Meu primeiro casamento só me afundou em dívidas (que ainda tenho que arcar pelos próximos 20 anos).
O que não posso é desistir de investir, apesar de não ter um caminho claro a minha frente. Quanto mais tempo eu postergar, mais tempo vai levar pra atingir qualquer resultado que seja. Vou seguir com as aulas e espero que num futuro próximo (uns 5 anos talvez?) eu volte a me questionar sobre meus objetivos analisando o cenário com a capacidade de aportes que terei no futuro, porque COM CERTEZA se eu continuar investindo apenas o que posso nesse momento, vou falhar miseravelmente só no primeiro passo, que é a liberdade financeira.
No ritmo atual, considerando investimento inicial e os aportes que consigo no agora, minha liberdade financeira se daria em 15 anos. Portanto, meu plano é elevar minha capacidade de investir ao longo dos próximos anos.