Ano passado precisei comprar um carro para trabalhar e não tinha o valor à vista. Moro no interior do Rio e precisava me deslocar cerca de 50km por dia entre minha casa e o trabalho, pois não havia transporte público eficiente para gerir esse deslocamento.
Escolhi um carro simples e econômico na medida do possível, no valor de 35 mil. Eu tinha 10 na conta e precisei pegar 25 mil no empréstimo consignado, que totalizou 35 parcelas de 1,000 (total de juros foi 10.000 mais ou menos). Ou seja, peguei 25 mil e estou pagando 35 mil. Desde então, venho pagando sempre a última parcela junto da que seria normalmente descontada na folha.
Hoje, 14 meses depois, paguei 25/35 parcelas. Queria saber se, na opnião de vocês e matematicamente falando, vale a pena continuar fazendo isso ou é melhor deixar que as demais parcelas sejam descontadas naturalmente até finalizar o contrato, ou seja, por mais 10 meses, e ir investindo o valor que eu iria adiantar. Sou funcioária pública e já tenho uma reserva de emergência de mais ou menos 3/4 meses do meu custo de vida.
Adiantando a última parcela hoje eu pago 840 reais, cerca de 200 reais a menos que o valor original. Vale a pena continuar adiantando e finalizar isso o quanto antes? Ou é melhor deixar correr?
Sejam carinhosos, estou dando o meu melhor para não fazer burrada na vida <3