Oi Cezar!
Ganhei uma bolsa completa durante a faculdade (estudos + alimentação + alojamento) e fiz intercâmbio nos EUA por 1 ano e meio, em 2 Estados. Na época, eu tinha só o inglês do Ensino Médio, meus pais nunca tiveram condições de bancar um cursinho de inglês, mas eu sempre gostei do idioma desde criança e me dediquei pra tirar nota boa no TOEFL, que eles exigiam antes de ir pra lá. Meu Visto era um que não permitia trabalhar lá. O contrato não permitia voltar pro BR nesse período.
Foi minha primeira viagem sozinha e primeira vez viajando pro exterior, numa época que eu não tinha muito acesso à internet e era bem mais tímida. No início, por causa da imaturidade, bateu o pensamento "quê q eu tô fazendo aqui?". Mas o apoio da universidade, dos professores e sim, dos brasileiros, me ajudou a passar por isso.
Mas foi uma experiência incrível como deve ser! Aprendi o idioma com certificado e tudo, fiz outros cursos lá, fiz amigos brasileiros de vários Estados do BR, fiz roadtrip com eles, conheci um castelo, conheci Chicago, conheci NY, conheci o Grand Canyon, conheci a neve, conheci as baladas americanas, vivi a vida que os filmes mostram (de morar num alojamento dentro da universidade, comer no refeitório da universidade e fazer academia dentro da universidade).
Então, meu amigo, vale a pena sim, e 6 meses passam em um piscar de olhos. Aproveita as dicas dos brasileiros que já moram lá; conheça a cultura e a comida local; tenha amigos brasileiros, porém não se prenda a eles; visite locais turísticos; pesquise sobre a possibilidade de fazer estágio nesse intercâmbio e aprenda 100% com seus professores.