Jump to content

Guilherme Afonso

Turma 32
  • Interações

    21
  • Entrou

  • Última visita

Sobre Guilherme Afonso

  • Aniversário 01/27/1994

Visitantes recentes no perfil

119 visualizações de perfil

Conquistas de Guilherme Afonso

Membro Bronze

Membro Bronze (3/11)

  • Gordo em desenvolvimento
  • Colocou-se à diposição do capitão!
  • Rápido no gatilho!
  • Aceitou o desafio 7 dias sem reclamar!

Badges recentes

53

Reputação

  1. Jéssica, isso faz parte mesmo. Eu mesmo no ano passado e nesse ano passei por várias situações que demandou gastos imprevistos e acabou comprometendo parte do meu salário e por vezes até os aportes mensais. Com o tempo após ter a reserva de emergência e também com um planejamento financeiro mais "afiado", você vai ver que alguns dos gastos que você tem como imprevistos, na verdade não o são. Força aí e troque esses pneus!! Hahah
  2. Corroborando ao que o Adriano citou, a própria análise de empresas de determinado setor lhe dirá se aquele setor vale a pena ou não. Falando sobre Petróleo em si, você pode estudar sobre a OPEP, sobre a formação do preço do Petróleo, fatores que influenciam o preço (commodities sofrem bastante) e por aí vai...
  3. Como você começou ministrando esse curso por conta própria? Já iniciou no online com aulas gravadas ou foi presencial? Esses alunos já eram da tua fonte de renda principal ou usou algum método de captação?
  4. Fala Mateus, beleza? Eu tenho projetos futuros também e mesmo não sendo no mesmo segmento, adoraria que você compartilhasse ideias e experiências!!
  5. Excelente notícia!!!! Eu particularmente gostei muito dos módulos iniciais!! Um grande diferencial do curso que não vi em nenhum outro lugar é o material em PDF!!! Vou estudar os outros módulos e voltar nos módulos iniciais que são muito importantes!! Parabéns a equipe!!
  6. É aquela frase do Galileu Galilei (dizem que é dele): "Nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com a sua ignorância." Eu mesmo cometi vários erros nesse processo e imagino que não tenha sido diferente com todos que estão aqui, e fico feliz também por ver tantas pessoas buscando transformar suas vidas e a de terceiros por meio do conhecimento. Aí já me lembro de outra frase: o que você sabe não tem valor. O valor está no que você faz com o que sabe. Resumindo: Bora aprender e vamos pra cima!!
  7. Sabe como funciona? Isso será de grande valia!! kkk
  8. Eu acho que é só para a galera que ele comentou em vídeo/live que daria um presente...
  9. Depois de te ver na live naquele estado, estou com enxaqueca aqui e aguardando pra assistir!!! kkk
  10. 13 a 14 anos pelo valor real!! 🙌 Se for pelo rendimento nominal, uns 8 ou 9!!
  11. Olá @Ademilton Carvalho, Um exemplo de continuar investimento, mesmo que com dívidas, depende de conta conforme o Raul explica, mas eu posso te dar o meu caso como exemplo: Eu tenho um empréstimo consignado em que utilizei para reforma de imóvel, a uma taxa de 0,96% a.m. Fazendo essa transição para o ano, a taxa vai para 11,52%. Com base essa taxa de juros, procurando algum título de Renda Fixa, encontro CDB's por exemplo a uma taxa de 125% do CDI (pelo dia e horário, com certeza dá para encontrar títulos pagando mais). CDI = SELIC - 0,10% = 10,40% (maio de 2024) x 125%, temos a taxa nominal de 13% ao ano. Ou seja, como eu fiz um empréstimo quando a taxa de juros estava baixa, esse valor não acompanhou a mudança de cenário com aumento de inflação e consequentemente aumento da taxa básica de juros (SELIC) para controlá-la. Além disso, eu sou funcionário público e possuo mais estabilidade que uma pessoa CLT e Autônoma, por exemplo. Financeiramente acaba sendo mais vantajoso investir, do que propriamente quitar a dívida. Contudo, temos outro fator que é extremamente pessoal e que o Raul comenta nos vídeos, que é a questão do conforto e segurança. Ele usa como exemplo inclusive o financiamento de imóvel, que apesar das taxas de juros serem menores do que os investimentos, acaba sendo uma opção amortizar as parcelas do imóvel mais sob o viés da segurança e redução de custo de vida (fixo) do que propriamente o viés financeiro (que acaba sendo mais vantajoso), pois pode acontecer da pessoa perder o emprego, reduzir prolabore, falir etc... O que ele quer dizer com isso é que é relativo (com exceção de dívidas de cartão de crédito em atraso, por exemplo kkkkk). No começo do Módulo II, eu tive algumas dificuldades para olhar as categorias e estruturá-las dentro da minha realidade. Mas você pode por exemplo e antes de tudo, montar sua reserva de emergência (6 meses do custo de vida ou 12 dependendo da atividade) e depois pagar a dívida com esse valor (liberdade financeira). Você pode também continuar investindo normalmente e inserir o pagamento dessa dívida em metas (se o objetivo for quitar futuramente), ou pode simplesmente inserí-la em custo fixo e continuar investindo normalmente.
  12. Cara, muito obrigado pela explicação e pelo tempo dispendido em ajudar os demais colegas!! Eu passei há pouco pela aula e anotei exatamente essa dúvida no meu resumo!! Graças a essa explicação e a dúvida do outro colega com relação a retirada dos títulos, consegui matar esse assunto!! Vocês são feras!!!
  13. Fala galera bom dia, Tenho buscado algumas postagens acerca do tema e encontrei algumas, porém acho que valeria ser discutido com mais profundidade. Confesso que estou praticamente na mesma, então se tiver alguém da comunidade que atua no mercado financeiro e puder compartilhar as experiências, acredito que seria de grande valia!!
×
×
  • Criar novo...