Olá,
primeiro parabéns pela conquista tanto sua e da mãe durante a jornada de desenvolvimento na vida.
Rapaz acho q esse post do @Henrique Magalhães resumi tudo.
Para mãe acho interessante vc ajudá-la na visão de organização financeira com conselhos e entendimentos, não cobrança. Eu ajudo financeiramente tanto minha mãe, quanto meu pai, que são separados, há mais de 15 anos, mais precisamente desde os meus 23 anos de idade (o q já tem um tempinho). E te falo, eles tem uma condição financeira apertada, por escolhas erradas de ambos. E daí? Ajudo com maior prazer e alegria. Isso te fará um bem, sem igual, ao saber que seus pais podem colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente sem pensar em dívidas. Depois de tudo que fizeram por mim, é o mínimo. Lembre que ela, ajudou a formar a pessoa e caráter q vc tem hoje.
Então, ajude, fará mais bem pra vc do q ela.
O que eu fiz com os meus, foi colocar os dois para assistir a aula da família (casal) junto comigo (sozinho com cada um) e mostrei como divido os meus gastos mensais. Assisti com minha esposa sozinho, e depois assisti com cada um deles.
Sobre de onde tirar, concordo novamente com Henrique, tiraria meio a meio entre reserva e aporte, pra não prejudicar a perda da reserva, nem de aportes.
Parabéns por cuidar dela!