Exatamente, realidades distintas, experiências únicas. Podemos ser vizinhos de porta, mas eu posso estar feliz e você descontente.
Eu tenho espírito nômade desde criança, nunca morei na mesma casa por mais de 5 anos :D
Estou acostumado a morar em lugares totalmente diferentes do anterior, sempre gostei desta mudança.
Dito isto, está complicado me acostumar a morar fora do Brasil, a falta de sol impacta meu humor, a comida ruim tira toda a graça de sair para comer, o custo de vida absurdo... tudo isso me faz ter uma vida pior que a que tinha no Brasil.
Também sempre morei longe da família e sempre fui reservado, de poucos amigos, sou feliz assim, agora tenho uma esposa e dois cachorros para tirar meu sossego :D
Talvez eu ainda esteja no terceiro estágio de um estrangeiro (5 Stages of the Expatriate Lifecycle), mas não tive o estágio dois e meu estágio um foi de arrependimento, antes de sair do Brasil. Então entendo que meu lugar é no meu país, corrupto e violento para muitos, mas ótimo para aqueles que sabem onde viver e por onde andar, caso contrário não teríamos ricos no Brasil, todos estariam fora se o país fosse esse lixo todo que a população aprendeu a pintar.
Minha verdade não é a verdade de outro.
Colocando no papel, morando no Brasil com a vida que eu tinha de pedir iFood quase todo dia, ir ao Outback quase todo final de semana, comprar mais de 2k em jogos de video game por mês e ainda poder investir 10k por mês, viajar de carro para paraísos que só nosso país tem, entre outras coisas que meu emprego CLT me permitia; vi que financeiramente falando, mesmo meus 9k em euros líquidos não estão me dando o que eu tinha com meus 40k brutos em reais do Brasil.
Bem, ainda tenho 3.5 anos pela frente de Holanda, vamos ver como estará minha realidade lá na frente.
E minha mensagem é: Feliz é aquele que vive onde se sente bem, seja onde for. A grama nunca é mais verde do outro lado.