Boa parte desses problemas vem se dando por conta do preço do minério.
Repare que essas quedas vem sendo razoavelmente proporcionais as da Vale.
Além disso, a Gerdau vem expandindo muito pro mercado americano, o que tem se provado uma decisão bem acertada da empresa.
Também tem se consolidado como uma ótima pagadora de dividendos, sem comprometer os investimentos para o crescimento da empresa.
Quanto aos anos que deram prejuízo, isso se deu apenas na época do apocalipse do Impeachment.
Resumidamente: Empresa tá com dívida minúscula, super descontada, pagando bons dividendos e com boas perspctivas. (Recomendo ler os 2 últimos RIs da empresa pra ter uma melhor noção dessa questão dos EUA que falei)
Enfim, é uma empresa altamente ligada a valor de commodities...ou seja, cíclica né. Se você quer ter esse tipo de empresa na carteira, comprar ela justamente quando a commoditie tá em baixa parece ser uma boa escolha, mas óbvio que isso não é recomendação de compra. hehe
Primeiramente: Penso igual a você, vejo o tag along. Se oferece igual, a única coisa que difere pra mim entre os ativos é ver qual está mais descontado e com DY melhor. (normalmente seria a preferencial com DY melhor né, mas nem sempre justamente pela questão da oferta e demanda do ativo)
Tem também a questão da liquidez ser melhor na preferencial, como já mencionado acima.
Atualmente (pelo Investidor10):
ITSA3 com P/VP 1,30 e DY de 8,46%
ITSA4 com P/VP 1,30 e DY de 8,45%
Me parece que você pode continuar aportando tranquilamente na ITSA3... Porque estamos falando de uma empresa tão gigante que mesmo na ação ordinária, ao meu ver, tem liquidez de sobra...