Eu não ficaria preso a planejar porque são muitas variáveis, Deus queira que não, mas seu filho pode nascer com alguma dependência a mais e ser mais caro do que uma criança normal, fora os imprevistos como acidentes que vão acontecer você querendo ou não, é só você se usar de exemplo, eu por exemplo já quebrei dente mas nunca fiz cirurgia nenhuma e nunca precisei de cuidados especiais.
O custo de filho vai variar até na personalidade da criança e sua boa ou má educação, porque se ele é uma criança agitada e/ou mal educada, ou você coloca ele numa creche integral, ou ele vai te esgotar. Dos 0 até 10 anos vão ser os piores anos financeiramente (porque chegou na dezena já pode botar pra trabalhar) por causa da dependência da criança, pré-adolescente ainda é muito dependente mas bem menos do que uma criança...
Foca na reserva e na renda, você já tem casa e um esposo? porque você diz ser autônoma, ele também é? eu sou solteiro e estou focando em pagar meu cartão de crédito e juntar meus investimentos pra comprar tudo de uma vez quando eu precisar sair da casa dos meus pais, tarefa que não é fácil do jeito que anda o mercado imobiliário.
Você fica sem trabalho ou sua agenda é lotada? consegue começar a aumentar sua renda?
eu já fui informal autônomo mas com certa estabilidade e ganhando bem na pandemia até brigar com sócio e pedir pra sair, até nisso vai variar demais...
Como autônoma você tem que saber precificar bem seus serviços usando curva de Laffer pra trabalhar menos e ganhar mais. (Tarefa não trivial)
Ela não serve só para impostos, segue a figura abaixo:
O ideal é ficar entre X e Y para otimizar o seu lucro / tempo.
Assim como a curvatura pode mudar em caso de impostos, o preço da sua hora vai variar conforme você ganhe mais conhecimento e reconhecimento dos clientes. O importante é entender o conceito.
É claro que precisa de um planejamento BOM, não estou falando em não planejar, mas não planejar até o último detalhe, pois você não vai conseguir prever o futuro seu, do país, do seu filho...
Mas o mais importante mesmo é a base (reserva de emergência e outras reservas), se sua base é forte não importa as variáveis. Sua rede de apoio é boa? seu marido tem uma renda boa também? você ou seu marido tem pais que podem ajudar tanto com atenção ao neto quanto financeiramente? Fator idade também, Qual sua idade e quando você quer ter filho(s)?
Eu também quero muito ter filhos porém o momento do país e como com 27 anos estou no meu início de vida financeira responsável e solteiro, não tenho nem perspectiva de quando vou ter. No fim vai depender do quanto você pode sacrificar do seu dinheiro/tempo/conforto, porque na realidade, no Brasil não precisa de dinheiro pra ter filho se você vai morar numa favela e usar tudo que o papai estado pode oferecer, basta você sacrificar todo e qualquer conforto/segurança.