Fala Guilherme, vou tentar complementar a resposta dos colegas aqui.
Pela sua pergunta, acho que vale dar um passo atrás e explicar um pouco melhor o ativo em si.
Os títulos IPCA+ são compostos de uma parte fixa e uma parte variável.
O IPCA é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, em outras palavras é o índice da inflação. Essa taxa é medida pelo mercado e divulgada mensalmente. Essa é a parte "variável" do título, não é possível saber de antemão qual será o IPCA de um período, apenas estimar.
O que vem depois do "+" é parte fixa do título, mas o que ela significa? Que o título vai te pagar o acumulado do IPCA no período (inflação) + um prêmio. No seu caso + 5,44%.
É desse desse tipo de título que vem a expressão do mercado "comprar inflação". Comprar títulos cujo parte da remuneração está atrelada à inflação. Costumam ser atrativos quando há uma expectativa de alta da inflação.
Quando o Raul se refere a "taxa de juros" para esse título em questão, ele se refere ao que vem depois do "+".
Mas o que a Selic tem a ver com isso? A parte que vem depois do "+" é calculada em função da taxa de juros praticada e do tamanho da inflação esperada.
A taxa de juros é uma ferramenta usada pra controle da inflação. Quando a inflação sobe ou a EXPECTATIVA da inflação sobe, o mercado precifica um aumento da taxa de juros. Em outras palavras, o mercado está dizendo "acredito que a inflação vai subir e portanto só estou disposto a comprar divida a partir de uma taxa de juros maior".
O que está acontecendo é:
Existia uma expectativa de queda mais acentuada da taxa de juros, que não tem se concretizado
Os gastos do governo não param de crescer, a dívida pública está aumentando e o governo não dá sinais que vai retroceder.
O governo americano ainda não começou o corte de juros deles, mantendo a pressão e tornando o Brasil menos atrativo. Dificultado ainda mais a derrubada da nossa taxa de juros.
Super simplificando, como o governo paga a dívida? Imprimindo dinheiro que é o principal motor da inflação.
Então o mercado está prevendo um provável aumento de inflação e aumento do risco devido ao descontrole fiscal, por isso a taxa voltou a subir e voltamos a ver uma subida nas taxas desses títulos.
Espero ter ajudado.