Jump to content

Luís Luz

Turma 34
  • Interações

    7
  • Entrou

  • Última visita

1 Seguidor

Sobre Luís Luz

Visitantes recentes no perfil

O bloco de visitantes recentes está bloqueado no momento, e não está sendo exibido para nenhum outro usuário.

Conquistas de Luís Luz

Membro Bronze

Membro Bronze (3/11)

  • Rápido no gatilho!
  • GRATO NESSA PORRA!

Badges recentes

16

Reputação

  1. Bom dia Brazrenovato Strazzeri, Obrigado por ter respondido. sei q post é longo e tende a ser confuso pois requer uma leitura mais atenta. Pelo q entendi numa dúvida esclarecida plantão dúvidas comprar frações de etf ou ações fica difícil fazer por exemplo uma passagem de carteira de uma corretora para outra. fica tb mais difícil fazer gestão de portfolio quando temos percentagens de etf do gênero, comprei 40% etf a 100, 20% a 150, 30% 90 e 10% a 80 tenho q fazer 4 entradas para uma única unidade do etf pode até ficar mais caro o etf visto corretoras cobrarem por transação. sei q o diagrama do cerrado ajuda a dividir o aporte mas fica difícil fazer a gestão de risco/eficiência/valor do etf visto serem muitas empresas em alguns casos centenas. posso colocar lá critérios simples mas sem valor prático. na formação aprendemos usar diagrama para ajudar no aporte de produtos ou seções de produtos em q conseguimos criar critérios com valor prático por exemplo em ações pois conseguimos criar critérios concretos com real valor prático q criam um peso q permite fazer a divisão de uma forma eficiente. quanto a exposição dupla tb já tinha esclarecido essa dúvida, pelo q entendi a exposição é residual para grandes etf tipo os q tentam replicar o sp500 por isso n há problema de ter empresa q esteja no etf. De uma forma resumida o dinheiro n da para fazer tudo o q foi planeado. :) Coloquei problema prático de divisão do aporte. depois coloquei duvida sobre rebalancemento. por ultimo coloquei uma dúvida de como começar investir em ações sem danificar o crescimento da carteira dos etf.
  2. para movimentos inferiores a 100000 euros pelo q analisei são: degiro (se selecionares por exemplo etf fora da oferta deles tens taxas extra) escolha popular, trade republic (tudo em percentagem), interactive brokers (tudo em precentagem), trade 212 (juros interessantes mas há algumas nuances custódia de ações etc), xtb (melhores comissoes, spread cambial é alto, retenção na fonte (faz retenção de 35% dividendo quando imposto é de 28% depois tem q se fazer uma reclamação graciosa para autoridade tributária para recuperar os 7%), juros interessantes dinheiro n usado, boa oferta de etf em geral, tem uma data de etfs negociados em euros), freedom24 (tem contas poupança com juros atrativos n faz rentenção na fonte, boa oferta de etf) dinheiro nas corretoras com licença para operar em Portugal está protegido até 20000. em bancos com licença para operar em Portugal valor protegido é de até 100000 por banco. https://www.deco.proteste.pt/investe/investimentos/acoes/dossie/corretagem/xtb-degiro-trade-republic-qual-a-melhor-corretora https://www.rankia.pt/comparador-corretoras/ as q me pareceram mais atraentes foram xtb, trade republic e interative brokers. Para ser sincero fica dificil reunir tudo, aprecio ter q negociar só em euros com menores comissões possivel. Ainda estou aprender e o mundo das comissões é mais complicado do q parece, quase q é preciso um curso :). tb aprecio ter poucas comissões, só uma duzia de comissões bem definidas ou seja quanto menor for a folha explicar comissões melhor :). Estou aberto a recomendações.
  3. Olá a todos, preciso de ajuda dos investidores mais experientes pois estou a ter um pequeno um problema no rebalanceamento/divisao dos aportes, tenho uma carteira de 15 etf e estipulei q ia aportar 1000 euros numa proporçao de 50/30/20 (racional é ter crescimento numa primeira fase (10 anos) começando lançar bases para uma renda passiva) segue divisão dos etf e o custo para comprar um etf de cada (para evitar comprar frações de etf) tb vou colocar o valor de valorização anual (va = (rentabilidade carteira nos 10 anos)/ 10) dos etf numa simulação q fiz a 10 anos (sem reinvestir dividendos) é: va total simulado carteira 9,402 6 etf açoes (500 euros valor para aportar) va simulado 18,021 ~245 euros 6 etf obrigaçoes (300 euros valor para aportar) va simulado obrigações 2,943 642.43 3 etf reits/fiis (200 euros valor para aportar) va simulado reits 4.661% 77.3 o aporte para a parte das obrigações é bem inferior, é menos de metade do valor q precisaria para comprar um etf de cada. o q faço compro metade dos etf de obrigaçoes e no outro mes compro a outra metade? compro 1 de cada e depois com o q sobrar faço rebalanceamento, reduzo carteira de obrigaçoes a metade? devo estipular um (p/e) ou/e (p/b) ou/e valor (roe) para parar de comprar etfs considerando-os caros? (uso diagrama do cerrado com estes indicadores para me ajudar? meto la estes indicadores e ele divide-me os 300 euros) aumentar o valor do aporte de forma a fazer 642 euros sejam 30% seria uma solução temporária mas em regra gostaria de pensar nos 1000 euros. estou perguntar isto pq se tudo correr bem os etf vao valorizar e 1000 euros podem começar a ser escassos para aportar na carteira. isto leva-se a outra dúvida, acontece q etf das ações crescem muito mais rápido e começam a desbalancear carteira neste momento açoes já são 52% carteira (para n falar q alguns etf valorizam bastante mais rápido q outros) devo de rebalancear os aportes para manter 50/30/20 (diagrama do cerrado) ou mantenho-me fiel apenas na divisão dos aportes 500 euros 300 euros 200 euros. A mim agrada-me ver etf de ações subir mas se olhar para o "método burro" deveria manter as proporções. estou em paralelo a analisar algumas empresas, tendo ideia de construir uma carteira de cerca 10 ações de 10 setores perenes. Como começo fazer transição para uma carteira de ações? deixo de aportar em etf, divido um percentual do aporte? n faço nada? deixo carteira etf crescer até determinado valor e depois vou para ações? entendo q se faz tudo em percentagens mas tb entendo q se tentar fazer tudo mesmo tempo acabo por n fazer nada... tenho um valor para investir no espaço de 1 ou 2 anos de forma a entender como funcionam impostos, flutuações de mercado sem q me prejudique minha estabilidade financeira, reserva de oportunidade e reserva de emergencia gostava de ter um plano delineado... Obrigado
  4. Trading 212 até considerei pq dá um juro interessante no dinheiro q n esta investido. é pobre em quantidade de ações q podes escolher. na altura havia uma nuance em q os activos financeiros eram da corretora e n do cliente, embora de defesa q podes transferir os activos para outras correctoras no caso trade 212 for à falência. Por causa desta confusão escolhi n usar a corretora. De qq forma penso q os activos q estão mesmo com a corretora sao CFDs ou seja se for a falência esses sao liquidados e n tens direito a nada. Sem certeza absoluta açoes e etf e até conta corrente (até 20000 euros) podem ser passados para outra corretora em caso de falência ou se quiseres transferir carteira. tb n fazia retenção na fonte no caso de receberes dividendos ou seja tens obrigatoriamente q os declarar isto se for em Portugal ou noutro pais em q tenhas q pagar imposto sobre rendimentos (imposto de renda). no caso n declarares podes pagar (ou n multa)...
  5. A vida é uma roda umas vezes está em cima outras está em baixo. Dois ditados portugueses "Por muito mal que te sintas, não desesperes; por muito bem que estejas, não te iludas." e "Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe." ;) É importante continuar na luta!!
  6. Boa noite a todos, O meu sonho é ter tempo e saúde com qualidade ;) sei q nenhum destes pedidos se compram no verdadeiro sentido da palavra. Sei tb q o dinheiro ajuda em muito em todos sentidos. O meu plano é conseguir manter a minha qualidade vida atual sem ter q trabalhar (poder escolher n trabalhar pq até gosto do q faço) e q o patrimônio cresça de forma n me preocupar com inflação e sem q qualidade de vida diminua. portanto se n tiver q trabalhar ganho um pouco mais de tempo para mim, pois n posso comprar anos de vida... saúde, espero com mais dinheiro ter menos preocupações e isso ter impacto positivo na saúde. Vamos às contas então (sem nenhuma experiência de investimento agradeço q corrijam algum erro), Quanto custa o meu sonho? usando a calculadora juros compostos (esta calculadora é diabólica): embora ganhe mais para facilitar fiz conta com 2000 euros mês ~ 12000 reais taxa cambio atual (1-6) (converti para estar em sintonia com real) precisaria cerca de 100000 euros ~ 600000 reais investimento inicial "aportando" 6000 reais mês a 8% juros. Ao fim de 10 anos teria 2.376.100,64 ganhando em juros R$15.151,81 mensais, 15.151,81 - 12000 = 3 151,81 tiraria portanto todo mês 12000 reais e passaria a aportar a diferença neste caso 3 151,81. A calculadora atual n dá para fazer aporte de diferença para simular saques :) (fica sugestão) simulei mais 10 anos com valor final e aportando 3 151,81 todos meses. Com isto seria possível ter patrimônio a crescer podendo aumentar minha qualidade de vida 3x mais :) o uso desta calculadora pode dar volta cabeça a uma pessoa... iria perder para inflação pois 12000 reais n vão valer o mesmo daqui 10 ou 20 anos em Portugal n tenho renda fixa de 8% e deve de haver aqui impostos a serem cobrados :) Cumprimentos a todos!
×
×
  • Criar novo...