Jump to content

Ângelo Cossa Ferreira

Turma 35
  • Interações

    32
  • Entrou

  • Última visita

1 Seguidor

Sobre Ângelo Cossa Ferreira

Visitantes recentes no perfil

O bloco de visitantes recentes está bloqueado no momento, e não está sendo exibido para nenhum outro usuário.

Conquistas de Ângelo Cossa Ferreira

Membro Bronze

Membro Bronze (3/11)

  • Deu a melhor resposta para uma dúvida!
  • Descobridor implacável!
  • Puxador de papo!
  • Colocou-se à diposição do capitão!
  • Aceitou o desafio 7 dias sem reclamar!

Badges recentes

62

Reputação

1

Respostas da comunidade

  1. Cara, sou da opinião q se tá no FGC mete o louco! hahaha, mas enfim, se não me engano, se der merda vc recebe o montante investido (sem rendimento) e não sei o prazo disso tb, logo não é tão sem consequência assim,
  2. Então, entendo q é a forma como o mercado opera, essas são como eu coloquei: "dificuldades de marinheiro de primeira viagem". Quanto aos erros, agora q vcs me explicaram q só pode ter um login simultâneo para não ter ordens duplicadas, talvez seja o Caso. Pq eu abria a lista de Debêntures, e ai abria o aplicativo no celular pra poder consultar saldo (por não poder duplicar a tela) e ai quando ia tentar efetivar ele dava erro e me encaminhava pra tela de login, talvez em função de eu ter logado no celular, faz algum sentido. Quanto ao saldo, essa tela não ajuda muito. Se eu faço uma ordem de compra de CDB, ou de LFT, não aparece ai, somente indo em Histórico -> Solicitações -> Histórico. As compras em ações tb não apareceram ai, esses valores só vão aparecer ai no final do dia, ai ficam nos valores em transito. Eles deveriam ter um valor q considera saldo atual e ordens ainda não executadas, tipo um saldo liquido. De qq maneira, não foi grande coisa, ficou faltando 12,99 centavos no meu caso, abri o tópico só pq achei q minha ordem ia ser cancelada por isso, vou transferir agora pra ter saldo pros FIIs amanhã e fica tudo certo. Mês q vem vou usar um aplicativo (ou notepad) pra ter um saldo atualizado enquanto faço as operações e não me embananar de novo :). Como vcs disseram é questão de acostumar.
  3. Depois q eu vi q a ordem das ações não tinha caído na conta na hora, ai o investimento no tesouro selic caiu sem problemas no final do dia e amanhã eu cubro o saldo. Mas achei bem complicada a plataforma do BTG pra um marinheiro de primeira viagem, por vários motivos: 1 - Varias vezes deu erro, tive q logar de novo 2 - Não dá pra duplicar a aba, se fizer isso tem q passar pelo processo de login de novo 3 - Tive a ideia de usar o tablet pra auxiliar, mas se instalar no tablet ele bloqueia a chave do celular, vc não consegue ter o aplicativo nos 2 ao mesmo tempo. 4 - Se vc faz um investimento (Tesouro por exemplo) o Saldo continua na sua conta. Pode fazer sentido pra day trader (usar o dinheiro até ele ser efetivamente liquidado), mas deveria ter uma maneira de ver o saldo "liquido". 5 - Ai quando vc vai investir no broker, aparece o saldo total (incluindo o q já esta comprometido com os investimentos não liquidados) , o q gerou o problema acima do inicio do tópico. 6 - Quando vc compra as ações, esse valor sim fica bloqueado (ao contrário do tesouro Selic, difícil saber o critério), mas ele usa o tal do Invest Flex (Tipo um cheque especial pra investimentos) e só bloqueia o que faltou (no meu caso 700,00R$) e o dinheiro fica como se estivesse "disponível", mas já esta comprometido. Alguém sabe de uma maneira fácil de ver quanto dinheiro eu tenho realmente livre? não é possível q não tenha uma maneira de mostrar o saldo liquido no aplicativo... Enfim, agora q já fiz uma vez, mês q vem não caio nas mesmas armadilhas, nem q eu tenha que controlar o saldo no notepad...
  4. Bom, fui fazer meu primeiro investimento hoje. E já comecei bem! rs Como eu pretendo investir de 20.000 em 20.000 por mes e deixar o resto no tesouro selic até lá, eu apliquei no tesouro selic a diferença e deixei 20.000 na conta. O problema é q quando fui comprar os Titulos de FII, Debentures, etc o valor final era sempre quebrado e na soma ele totalizou uns 100 r$ a mais do que o q eu tinha pra investir, como o Valor q vc investiu no tesouro selic não sai da conta na hora, tudo ocorreu sem problemas, mas ficou a dúvida do que vai ocorrer agora: 1 - A operação vai ser cancelada por faltar alguns reais pra valor investido? ou vai efetuar parcial? (até o valor disponivel na conta) 2 - Tem como cancelar essa operação e fazer com o valor correto? (não achei a opção no histórico, tem por algum outro menu?)
  5. Então, estou na mesma situação (mas no meu caso é 100 apenas), inclusive somos da mesma turma rs... terminei o curso e depois de ler algumas coisas aqui no fórum eu decidi pela seguinte estratégia. Vou jogar tudo no tesouro selic e começar a aportar 20.000 por mês (incluindo os 5 de aporte mensal). logo vou levar 7 meses pra investir tudo. e vou estudando uma coisa a cada mês, pois é muita coisa pra estudar tudo de uma vez só. Já decidi como vai ficar minhas porcentagens no diagrama. (a única coisa q não irei investir é cripto). Primeiro mês decidi q vou estudar Fii, então os primeiros 20.000 (q vão se aportados em 01/09/2024) vão ser divididos em Renda fixa e Fii. Ai pro segundo mes vou começar a estudar algum setor de ações (provavelmente energia eletrica). e vou dividir o segundo aporte entre Fii, Renda fixa e A empresa(s) q escolhi. e assim sucessivamente, até eu me dar por satisfeito. Pra conseguir acompanhar as empresas eu decidi q terei 4 Fiis (de areas diferentes, pepel, shups, tijolo, etc) e 6 ações de empresas no total (o numero pode mudar depois de estudo é mais pra ter algum numero pra começar) Sou como vc, bem cabreiro de enfiar o pouco dinheiro q tenho onde não conheço. Não sei se essa estratégia é boa ou mesmo se serve pra vc, mas é só pra dar uma ideia
  6. O negócio é que "tendência" é especulação, até a reunião passada pra decidir a taxa selic a tendência se não me engano era de baixa, ela ficou igual e com rumores de alta. ou seja, contar com essa tendência nem sempre é interessante.
  7. O problema é a correlação, a ideia é q se um setor vai mal, todas as empresas daquele setor vão tb, e vc perde dinheiro. Além das empresas concorrerem entre si, o ideal é ter varias ações descorrelacionadas (que uma não influa na outra) de forma q se um setor for mal, vc tem esta protegido pelos outros q vão bem. E num setor vc avaliar qual a melhor empresa e investir nela. Pelo menos foi isso q eu entendi das aulas hehehehe O pessoal mais expert no assunto provavelmente vem te dar uma resposta mais completa daqui a pouco :)
  8. Pois é, tinha um amigo q estava em casa sozinho uma época, iamos pra casa dele, compravamos miojo, alugavamos um RPG (se nao me engano nessa epoca estavamos tentando zerar breath of fire) e só saiamos na segunda, rezando pra no outro find ninguem ter sobreescrito nosso save :)
  9. Comecei a analisar Fiis para montar uma carteira, e teve um fundo que me chamou atenção o BBFII11B. Achei o fundo bem curioso. Bom, esta difícil achar o RI deles, pq a principio é um fundo do Banco do Brasil, q é administrado pela BTG Pactual. Eles atuam alugando imóveis comerciais, mas a vacância deles esta em 86%, ou seja, quase tudo desalugado, estava no prejuízo por algum tempo e venderam 1 imóvel, ainda tem 2, e pelas fotos eram agencias do BB q estão fechadas. Bom ai q vem a minha duvida, eles estão com um P/VP de 0,41, ou seja, de "graça" em relação ao patrimônio, eu estou pensando se vale a pena. Pq se eles conseguirem alugar pra outro banco, volta a render, se eles decidirem vender tudo, e distribuir (eles tem obrigação de ditribuir 95% pelo q lembro das aulas) eu lucraria quase 100% do valor investido, ou seja mesmo q eles vendam barato pq é difícil de se desfazer, qq valor acima de 50% do valor do imóvel eu já tenho ganho. O pensamento esta correto? faz sentido? alguém já usou essa estratégia?
  10. Nossa, se eu tivesse colocado todo dinheiro q eu gastei em locadoras de video game num fundo de investimento hj eu estava rico! hahahaha Toda minha mesada eu gastava jogando por hora, e depois q eu consegui comprar meu super nintendo, alugando fita pra jogar em casa. Hoje já não jogo mais tanto, pq curto jogos de RPG e esses demoram bastante tempo, com as interrupções de trampo normalmente quando eu retorno pra jogar já não lembro de mais nada, isso desestimulou, hj jogo jogos indies, q vc inicia e termina a partida em algumas horas, é o q dá... quando eu conseguir viver de renda quem sabe eu não volto a jogar jogos como the last of us :)
  11. Isso é bem interessante, uma maneira de sair do debenture antes do vencimento. Essas coisas eu consigo saber no site da Ambima?
  12. Então se não constar no contrato a possibilidade de amortização antecipada a empresa não tem esse direito? não é como pessoa física então, q tem o direito a quitação antecipada independente do que diz o contrato?
  13. Bom agora q finalmente terminei os módulos, estou começando a analisar os investimentos pra fixar o conhecimento e depois fazer os aportes. Comecei por renda fixa, olhei o debênture q tá pagando mais na data de hoje (22/08/2024) e fui atrás da empresa q esta oferecendo. é a LIGGA TELECOMUNICACOES S.A. - CPTM15. Tá pagando IPCA + 11,39% com vencimento em 2030. Bom, fui procurar a empresa e ela não é aberta na Bolsa, na aula se fala q não se deve continuar neste caso, MAAASSS, tem um portal para o investidor. e divulga balanços lá. Ao olhar os comunicados ao investidor e principalmente os balanços surgiram Váaaaaaaaarias duvidas rs, vou colocar as principais aqui. 1 - Quão confiável são essas informações? A principio eles podem informar qq coisa certo? e as empresas abertas na bolsa? tb? tem algum tipo de fiscalização relativo ao Balanço que elas divulgam? 2 - eles tem o registro de companhia aberta na categoria B da CVM, o que significa q eles podem emitir essas debêntures, isso implica q existe algum tipo de fiscalização relativo a esses números divulgados? 3 - Assumindo que as informações divulgadas são verdadeiras, todas as informações q eles divulgam são divididas entre Controladora e Consolidado, o q é isso? qual q devo considerar? 4 - Na explicação do balanço eles fazem tudo parecer uma maravilha, mas analisando os números notei algumas coisas: - Eles tem lucros operacionais, mas quando junta o q eles pagam nas dividas eles tem prejuízo - Eles não tem o indicador divida liquida, então peguei a divida bruta, olhei o ativo circulante (considerei apenas dinheiro em caixa, investimentos e contas a receber de clientes supondo inadimplência 0) e cheguei ao numero de 564.369.000 R$ isso é 50 vezes o lucro operacional deles em teoria um numero ruim. - Ai fui olhar o patrimônio, e eles tem um patrimônio maior q a divida (desconsiderando o intangível), o que significa q em caso de default eles em teoria teriam como pagar os seus credores certo? - Mas depois pensei q muito desse patrimônio deve considerar base instalada de fibra óptica, aparelhos em casa de clientes (modens,APs,etc) ou seja, coisas q não tem muito valor pois não dá pra revender pra quitar divida. - Muito dessa divida financeira eles justificam que foi na aquisição de 2 concorrentes (Nova Fibra e Horizons) o que significa q a empresa esta em expansão e não indo pro buraco (em teoria) o que é bom 5 - O balanço/notas explicativas tem muita coisa, tentei resumir no que achei pertinente pra saber se a empresa vai ter capacidade de pagar a divida, tem algo a mais q eu deveria sempre considerar q eu deixei passar? 6 - E por ultimo, eu sei q não se pode dar conselho de investimento, mas vc q resolver ler e responder esse tópico acha q essa empresa é uma boa pagadora? o risco de dar calote é muito alto, levando em consideração essas informações q colhemos da empresa?
  14. Me surgiu uma dúvida sobre os investimentos de renda fixa q são empréstimos (Debêntures por exemplo) Eu sei que quando eu pego um empréstimo como Pessoa Física, a legislação me dá o direito de quitar essa divida antecipadamente, se eu assim quiser. Posso antecipar a parcela ou até mesmo todo o financiamento de um carro ou casa por exemplo. E isso vale para todos os empréstimos. Isso pode acontecer com as Debêntures, LCI, LCA, etc? Ou seja, eu peguei uma debênture a 18% ao ano, que vence em 5 anos, dali a 1 ano os juros baixam no mercado, e eu estou aqui felizasso achando q vou continuar com meu rendimento maravilhoso e o tomador do empréstimo resolve quitar ele integralmente pra poder pegar outro a juros mais baixo. Isso é possível? isso acontece com frequência?
  15. Então relativo a Casan, pode ser bomba sim se for a longo prazo, eu não sei exatamente como funciona a legislação, mas o q eu sei é q a Casan tem perdido as cidades "boas" pra iniciativa privada. Ou seja nosso padrão de privatização no Brasil, o q é bom é vendido pra iniciativa privada ter lucros o q é ruim fica pra gente "Governo" pagar com nossos impostos, pagamos 2 vezes rs. Ou seja perspectiva a longo prazo pra Casa se nada mudar é atender apenas as cidades "bomba", cidades pouco populosas com área muito grande, que dão prejuízo. Mas isso é a longo prazo e ainda assim não significa calote.
×
×
  • Criar novo...