Oi @Luiza Moreira Luz,
Eu moro na Itália em Milão a 7 anos, comprei um apartamento, trabalho em um banco e fiz muitas amizades aqui. Vou tentar te explicar através das suas dúvidas e depois fazer uma consideração final da minha experiencia e voltada a Europa, mas mais específico em Itália.
Qual o Maior desafio de imigrar?
Eu não tive problema algum para imigrar, porém meu caso é bem diferente, já que vim pela consultoria de informática que eu já trabalhava no Brasil, entao nao tive problemas em arrumar emprego e documentação.
Eu sou neto de italianos e após 2 anos morando aqui com visto de trabalho, eu fiz minha cidadania, isso me deu mais direitos a benefícios e segurança para continuar.
É realmente muito melhor??
Essa é pergunta de 1 milhão, 😊 .Eu digo que todos os países tem seus problemas e seus benefícios, isso vai depender muito mais de você do que do lugar. No meu caso para ser bem sincero eu vi uma pequena melhora na segurança pública fazendo uma comparação com o Brasil. Para mim que tenho nível superior, falo inglês fluente e mais de 20 anos de carreira em Informática, salário não foi a principal coisa que me fez mudar, inclusive ganharia mais trabalhando em São Paulo do que em Milão mesmo convertendo de real para Euro. A Itália tem uma burocracia tão confusa quanto a do Brasil, e a política aqui, se isso é importante para você, também não é uma das melhores do mundo. Mas você deve estar se perguntando que me fez ficar aqui? Estilo de vida, o italiano prega muito pelo tempo livre da sua vida, dificilmente você vai ver um Italiano fazendo hora extra, a cultura, o café na praça, caminhar, ir a museus, a história, para mim é sempre magico andar pelas Ruas de Milão e pensar “Cara, o Leonardo da Vince passou aqui, ele fez esse prédio!!”
Se vcs pudessem escolher, voltariam??
Voltar ou ficar? É outra questão pessoal, hoje estou voltando para o Brasil, o motivo pelo qual estou voltando? é que meu pai faleceu e minha mãe ficou sozinha e ja é idosa precisando de um suporte para fazer as coisas mais complicadas, jà que meu pai se encarregava de fazer tudo. Algumas pessoas me perguntam, porque eu não a trago para Italia, eu avaliei bem e ela ainda está bem de saúde e tem as suas coisas, a Igreja que ela gosta, as amigas, parentes entre outras coisas. A adaptação aqui sem falar a língua local seria complicada, eu não quero tirar isso dela. Para eu me voltar ao Brasil me readaptar e com a experiencia adquirida é melhor e menos penoso para ela.
Minha consideração, é não imigre por motivos fúteis e nem só por dinheiro, conheço pessoas que estão a 20 anos aqui infelizes.
Conheça o local, a cultura, vá visitar primeiro, a Europa é muito diferente, cada país, cada região de cada país tem seus costumes, estilo de vida diferentes, história, clima, língua, leis. Como eu disse antes, todos os países têm seus benefícios e seus problemas.