Você precisa ver mais para frente do que acontece hoje, por exemplo todos já sabiam que a tendencia de suba era de 1 ponto e isso já estava precificado, olhar o cenário daqui a 30 40 dias que é mais difícil, muitos influencer estavam com vídeo gravado falando que ibov e ifix iam cair e tiveram que regravar, nem eles conseguiram acertar devido a tantas variáveis.
Além do aumento da Taxa Selic no dia, outras variáveis influenciam, o juro futuro (a tendencia de juros passada ao mercado pelo copom na ata da reunião), foi de crescimento? O que o mercado esperava? Qual foi o comportamento do governo diante da notícia?
Acredito que a suba dos índices foi porque o COPOM não sinalizou tantos aumentos como o mercado previa, e a mudança no discurso do governo deixando de criticar o COPOM, sendo mais amigável, isso afasta um pouco o medo de intervenção. Mas isso é minha suposição.
Certeza mesmo é que o que aconteceu com a taxa selic já estava precificado eu também no começo pensava desse jeito, achava que o que ocorre no dia interfere, mas é mais a sinalização pra frente que causa variação.