Jump to content

Marco Antonio Yamamoto

Turma 36
  • Interações

    260
  • Entrou

  • Última visita

Tudo postado por Marco Antonio Yamamoto

  1. sim, você tem razão é hora de ter paciência e apertar (ainda mais) o cinto
  2. O cara está conseguindo virar o mundo de ponta cabeça... e estou achando estranho pq sou peixe pequeno e estou sentindo os efeitos negativos, fico imaginando as baleias analisando suas carteiras e computando os estragos... será que ele dura no cargo? será que ele sabe o que está fazendo e vai agradar o "mercado americano"? Ele está fazendo provocando mais estragos que as guerras em andamento...
  3. A bolsa americana já está em baixa durante um tempo, não começou hoje (apesar deste tombo enorme). Eu acredito que este cenário ainda vai se manter por um bom tempo, até as coisas ficarem mais clara por lá. Eu não mexeria em minhas reservas de emergência para especular agora, mas colocaria parte dos próximos aportes nestas oportunidades. Se bem que o Diagrama do Cerrado deve indicar para colocar mais em papéis americanos nos próximos meses e menos em RF brasileira. Concluindo: seguiria com a estratégia do Diagrama.
  4. Achei no app. Como uso o app desktop, quase nunca entro no app do celular. Aprendi mais uma. Muito obrigado.
  5. Que cofrinho é este? Nunca vi Uso o CDB deles para reserva
  6. Penso exatamente como você.
  7. Só uma dúvida. Caso o Banco Master realmente se mostre incapaz de honrar seus papéis, não indicaria uma espécie de golpe contando em usar recursos do FGC? Na minha visão de leigo, ficou a impressão de que ele saiu buscando "empréstimos" no mercado (emitindo CDBs) e contando que quem iria pagar a conta seria o fiador (FGC). Ou estou equivocado?
  8. Realmente tem muito ruído sobre este caso. Acabei de ler que o BTG ofereceu R$ 1,00 para assumir o Banco Master e o BRB levou por 2 bilhões de reais. O negócio é torcer para que tudo dê certo e que o FGC não tenha que sangrar para honrar os papéis do Master.
  9. Pela minha experiência pessoal e observando as pessoas de meu convívio, este modelo de família está cada vez mais raro. Lembra muito a mentalidade que vigorou até os anos 1990, mas não se encaixa mais nos dias de hoje porque as carreiras e profissões tem um ciclo de vida cada vez menor e o risco de depender de apenas uma fonte de renda para sustentar a família é muito arriscada, se você já não tiver uma boa reserva de emergência e recursos para viver de renda neste momento. Nos últimos 5 anos eu vi dois amigos decidirem partir para este modelo de casamento e os dois já separaram. Nos dois casos, os motivos dos conflitos foram parecidos. A esposa se sente sobrecarregada por cuidar do lar e ter abdicado dos sonhos da carreira, mas o marido acha que a vida dela é fácil. E ele se acha sobrecarregado por ter que bancar todos os boletos e os cartões de crédito da esposa e também não se sente valorizado por ela. No final, aquele velho ditado "onde falta o pão, todo mundo grita e ninguém tem razão" se faz presente da pior forma possível. E olha que estes dois casos eram de pessoas que o IBGE classificam como Classe A, mas a pressão de consumo torna qualquer equilíbrio de orçamento doméstico um grande desafio. No final ele fica com o sentimento de que ela levou metade de tudo que eu consegui e ela fica com a sensação de que abandonou uma carreira promissora a troco de nada. Os dois saem com sentimento de perda financeira. Concluindo, se você já não estiver em uma fase da vida onde já acumulou patrimônio suficiente para bancar esta situação, as chances desta situação dar errado é muito grande. Lembre-se da Aula da Família. Outra solução é entrarem em um acordo para ter um período de acumulação durante algum tempo até ter uma reserva suficiente para que possam embarcar na nova configuração.
  10. Sua resposta foi tão completa que foi a primeira imagem que me veio a mente 😂 Neste mundo dos investimentos, quando o retorno é muito bom, sempre tem que desconfiar de alguma bomba escondida...
  11. Bela aula, muito esclarecedora. Concluindo, a ruiva de olhos azuis, bonita e malhada, sozinha e puxando papo com ele pode ter chegado em um Marea Turbo sem manutenção adequada... Obrigado
  12. sim pelo meu entendimento, os dois tem direito aos dividendos... vamos aguardar uma resposta mais concreta abraços
  13. Desculpe pessoal, mas este tópico me deixou uma dúvida. Caso hipotético: Data com no dia 29/03/2025 e eu resolvo comprar o papel para ter direito aos dividendos hoje, dia 28/03/2025. Compro de alguém que me vendeu ações alugadas (mas não sei que são alugadas) e seguro até o dia 31/03/2025... Eu ficaria sem os dividendos porque iriam ao doador? Confesso que fiquei confuso agora.
  14. Sim, é pouco provável que tenhamos mudanças estruturais na sociedade brasileira, mas o fato de ter jovens, como você, e influencers produzindo bons conteúdos sobre educação financeira sem viés político, como o Raul e outros, ainda há esperança de que algo mude no futuro. Eu só posso torcer.
  15. Só um alerta. Tesouro SELIC é pós fixado e praticamente não sofre marcação a mercado, quase imperceptível. Por isto que é uma boa opção para deixar parte da reserva de emergência e para projetos de curto prazo. Por isso podemos aplicar nos títulos com vencimentos mais longos e com melhores remunerações. Os que sofrem marcação a mercado são os pré-fixados.
  16. Com certeza a situação atual não é das melhores, mas temos que olhar os números do Brasil e do resto do mundo para conseguir enxergar todo o tabuleiro e não nos deixar influenciar pelo que vemos nos grupos de whatsapp porque estes são contaminados por muito achismo e viés político de ambos os extremos. Uma coisa que dá para perceber é que a situação econômica está ruim em todo o planeta. Estamos em uma fase de muita tensão geopolítica por causa de guerras, mudanças de rumos dos Estados Unidos, novas alianças políticas, etc. A renda variável está muito volátil em todo o planeta. Os EUA, por exemplo, está com taxas atrativas na renda fixa como nós. Por outro lado, pelo menos na região que eu moro, parece existir uma grande oferta de trabalho (não qualificado) e poucos trabalhadores dispostos a aceitar estes empregos. Já dá para sentir que a qualidade de atendimento no comércio e serviços tem degradado (sempre associo isto a diminuição do desemprego). E com a minha idade, já vi de tudo. Era estagiário quando veio o plano Collor e vi a construtora em que trabalhava ficar com o dinheiro confiscado e não ter como pagar os operários da obra. Vivi a época em que existiam trabalhadores dedicados a trocar etiquetas de produtos nos supermercados na época da hiperinflação. Depois de passar por tudo isso eu vejo que este país é bem resiliente e tem chances de ser um lugar melhor para viver. Para sair dessa precisamos investir mais em educação para fazermos escolhas financeiras mais responsáveis (na vida pessoal) e votar em políticos melhores. Reclamamos de nossos políticos, mas eles são reflexo de quem este povo é. E esta mentalidade de acreditar em salvadores da pátria e políticos heróis só muda com educação e informação de qualidade. Este é o grande desafio para gente sair desta estagnação, mas confesso que é difícil ter esperança que isto vai mudar porque as pessoas mais esclarecidas procriam em uma velocidade muito menor do que as menos esclarecidas e isto só aumenta a desigualdade sociai e a massa de manobra dos políticos mal intencionados. Uma pena...
  17. Térreo do Edifício Copan #streetphotograpy
  18. Dúvida: o Preço médio mostrado no Home Broker da BTG não leva isto em conta?
  19. verdade... você tem razão é um imposto estadual obrigado
  20. Também acho que este é o melhor cenário, desde que a doação não ultrapasse 2.500 UFESPs (R$ 92.550,00.) por ano. Pelo menos é o que eu havia pesquisado um tempo atrás....
  21. Eu também tive uma fase do plastimodelismo, mas eram carros na escala 1/24. Ultimamente tenho vontade de montar aviões antigos e também tentar aviões de vôo livre réplicas, mas vi que trimar os aeromodelos é bem trabalhoso. Parabéns pelo seu trabalho. Seus modelos são lindos.
  22. Eu entendo que o Diagrama do Serrado, e indo de encontro com o que o @Eddy Paulini escreveu, procura manter o equilíbrio da carteira e também prioriza os ativos mais descontados visando o longo prazo. O esperado (mas não certo), por exemplo, é que os EUA tenha alguma reação com esta política errática do Trump. Se isto acontecer e você comprar os ativos americanos agora, o potencial de valorização é grande. E toda esta estratégia precisa de um Pilar fundamental: seu estômago. No fundo, o Diagrama tenta te guiar no contrafluxo do mercado.
  23. Este mundo das tinteiros é muito vasto e interessante. Espero que também entre nele. E muito obrigado pelos elogios e pelo incentivo.
  24. Olá, Obrigado pelos elogios. Fiz um mosaico de algumas canetas que eu postei no meu Instagram. Nela tem uma Montblanc mais moderna (149) e uma antiga (342-G) dos anos 1960. Tem a Pelikan 400 (anos 1960), Waterman 42 (anos 1950), 2 Platinum japonesa, Parker 51, Parker 61, Wahl Eversharp e uma feita por um artesão brasileiro (Ribeiro). Tenho outras, mas estão guardadas... As canetas tinteiros tem basicamente 3 tipos de penas: flexíveis, rígidas e itálicas. As flexíveis alteram a espessura da escrita de acordo com a pressão que vc exerce na caneta, as itálicas tem pontas retas onde você consegue variar a espessura das linhas de acordo com a direção que você escreve e as rígidas (as mais comuns) não proporcionam diferenças de espessura significaricas, mas são mais fáceis de escrever e são mais usadas no dia a dia. Por isso que cada caneta/pena te obriga a escrever de uma forma diferente e a diversão é conseguir extrair o melhor de cada pena com a técnica correta.
×
×
  • Criar novo...